講談社 Kodansha

O que significa ser um Kodansha?

Ser kodansha é ter um nível de pós-graduação dentro do judô. Dado notório conhecimento técnico, filosófico e moral. Portanto é a imagem de uma grande fonte de conhecimentos, ele deve ter a última palavra, o porto seguro e, para isso, sua liderança deve ser estabelecida naturalmente pelo seu carisma e sabedoria, conquistando assim o respeito e admiração de todos.

É considerado mestre (shihan) porque detém maior conhecimento técnico, dispondo de imagem inabalável, dada sua conduta impecável perante a sociedade. É símbolo de dedicação, persistência, caráter, honra, honestidade e sabedoria.

Deve ser o modelo a ser seguido, já que sua posição é de perpetuador dos ensinamentos do mestre Jigoro Kano e representante da kodokan.

Ser representante da Kodokan é fazer parte do constante aperfeiçoamento do Judô, idealizado pelo mestre. Tem como papel, perpetuar os ensinamentos através da formação de seus discípulos. Jigoro Kano, ao observar os primeiros alunos promovidos à 6º Dan, notou um diferencial muito grande em relação aos demais praticantes: nas atitudes, no comportamento, na formação moral, no domínio dos conhecimentos e na pedagogia.

Ele disse: “estou criando a categoria denominada de kodansha de 6º a 10º dan, e estes devem estudar e pesquisar cada vez mais, aperfeiçoar e aprofundar nos conhecimentos culturais, intelectuais globalizados voltados a interação do judô com a sociedade, isto é filosofia de judô”. Os judokas com essa formação terão a denominação de Shihan.

Portanto, os kodanshas são considerados pesquisadores e professores, e devem agir como tal. Buscando sempre mais sabedoria e aperfeiçoamento. Mesmo atingindo um alto grau de aperfeiçoamento dentro do judô, o kodansha permanece em constante aprendizado.

Texto: Associação de Judô Ichikawa / 2011 – Professor Oswaldo Ichikawa – 8º Dan
alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*