Sonda Dawn da Nasa orbita o planeta anão Ceres

 

Assista o vídeo e veja como foi a aproximação da sonda Dawn junto ao planeta Ceres


Sexta-feira, 6 de março de 2015, às 20h16

Na imagem, considerada a mais importante do dia pela agência especial americana, planeta é orbitado pela primeira vez por um artefato terrestre.

nasa ceresPasadena, Califórnia – A sonda Dawn da NASA, tornou-se a primeira missão a orbitar em torno de um planeta anão. A nave espacial estava a aproximadamente 38.000 milhas (61.000 quilômetros) de Ceres, quando foi capturada pela gravidade do planeta anão às 9h39 (horário de Brasília), desta sexta-feira, 6 de março.

Esta imagem de Ceres foi obtida pela sonda Dawn em 1º de março, poucos dias antes da missão ter alcançado a órbita ao redor de um mundo anteriormente inexplorado. A imagem mostra Ceres encoberto por uma sombra, porque a trajetória da nave espacial a colocou em um lado que estará de costas para o sol até meados de abril. A Dawn se aproxima em espiral ao redor do planeta e ao emergir do lado escuro de Ceres, a sonda conseguirá imagens cada vez mais nítidas. A imagem foi obtida a uma distância de cerca de 30.000 milhas (48.000 quilometros) e Ceres tem um diâmetro médio de cerca de 590 milhas (950 km).

A missão Dawn é gerenciada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, Califórnia, para o NASA’s Science Mission Directorate em Washington. Dawn é um projeto da diretoria do Programa Discovery, gerido pela Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama. A Universidade da Califórnia, em Los Angeles, é responsável pela ciência global da missão Dawn. Orbital ATK Inc., em Dulles, Virginia, projetou e construiu a nave espacial. O Centro Aeroespacial Alemão, o Instituto Max Planck para a Investigação do Sistema Solar, a Agência Espacial Italiana e do Instituto Nacional de Astrofísica italiano são os parceiros internacionais sobre a equipe da missão.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*