11º Festival do Cinema Italiano em São Paulo


Sábado, 21 de novembro de 2015, às 15h37


Décima primeira edição do festival homenageará o diretor e roteirista Mario Monicelli, tido como o melhor do gênero Commedia all’italiana.

Gerson Soares

Com uma festa de abertura no dia 24 de novembro no Auditório Ibirapuera, o 11º Festival do Cinema Italiano traz aos cinéfilos de São Paulo e admiradores do gênero uma oportunidade de se aproximar da cultura e do desenvolvimento das artes cinematográficas.

 

cinema-italiano-dest

 

“A trajetória do Festival de Cinema Italiano no Brasil promovido pela Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira é longa e efervescente aqui em São Paulo. Chegamos à décima primeira edição assim como o deus Janus: com uma face virada para o passado e a outra para o futuro, uma olha para a década de trabalho feito e a outra mira o futuro, com os olhos atados ao horizonte do cinema contemporâneo, tanto o italiano como o brasileiro”, define-se a mostra pelos organizadores.

A edição 2015 do Festival do Cinema Italiano multiplica-se, mexe com duas questões fundamentais e a duplicidade toma ainda mais formas a cada instante. Voando em dois tempos, o festival compara história e contemporaneidade do cinema. Movimentando-se entre a retrospectiva e a atualidade, olha também para si mesmo, para todo o trabalho de uma década. Em seu voo, nos remete à essência humana que também vagueia duplamente, entre o sonho e a realidade.

“Este movimento duplo é constituído pela coexistência da retrospectiva histórica e da projeção de filmes atuais, estes, chegam pela primeira vez para o público brasileiro. Resgatamos assim a memória do cinema italiano, uma semana antes da abertura, e depois mergulhamos nas produções contemporâneas”, expõe a equipe.

De acordo com o site do festival, “para sermos realmente contemporâneos, para viver o presente e avançar em direção ao futuro, é preciso conhecer o passado. Segundo o filósofo italiano Giorgio Agamben para ser contemporâneo é necessário manter um olhar fixo no próprio tempo, não para perceber as luzes, mas as sombras”.

Pela sua importância cultural e as afinidades que se estreitam entre descendentes ítalo-brasileiros e os próprios italianos, o festival ganha um valor ainda maior quando pensamos que o cinema ainda é uma das mais concorridas formas de entretenimento.

 

Mario Monicelli. Fotos: Divulgação

Mario Monicelli. Fotos: Divulgação

 

Homenageado

Mario Monicelli é um ícone da sétima arte, representando-a na direção de 63 filmes e mais 87 como roteirista, sendo o grande homenageado deste 11º Festival do Cinema Italiano, atravessando “como protagonista todos os períodos do cinema: do mudo ao digital, passando pelo sonoro, à cores, o cinemascópio, o dolby surround…”. Como um artesão, Monicelli permaneceu coerente ao seu modo de trabalhar, fazendo incursões pelo dramático e político, mas é considerado pela crítica como o melhor diretor do gênero da Commedia all’italiana.

 

Valeria Solarino. Fotos: Divulgação

Valeria Solarino. Fotos: Divulgação

 

Convidada

Iniciando a carreira no famoso Teatro Stabile, a atriz italiana Valeria Solarino, foi revelada em 2003, pelo diretor Mimmo Calopresti, num pequeno papel no filme “A felicidade não custa nada”. Ainda naquele ano, fez Maja no filme “Fome química”, dos diretores Paolo Vari e Antonio Bocola; também interpretou Bea no “O que será de nós”, dirigido por Giovanni Veronesi, seu companheiro atual. Consagrada em 2005 no papel de Linda, ao lado de Fabio Volo no filme de Alessandro D’ Alatri, “Febre”, em 2008, foi nomeada para o prêmio David di Donatello, como Melhor Atriz pelo longa “Signorina Effe”. Foi premiada como melhor atriz no Festival de Cannes (2009) pela interpretação da personagem Angela em “Viola di mare”. Estrelou em “Vallanzasca – Os anjos do mal”, como Consuelo (2010); em 2011, participou de “Rust”. Já em 2013, atuou no Brasil, na segunda fase de “A grande família”.

 


Serviço:

11º Festival do Cinema Italiano

19 a 25 de novembro
Mostra cinematográfica Mario Monicelli
Museu da Imagem e do Som

26 de novembro a 02 de dezembro
Mostra dos filmes contemporâneos
Caixa Belas Artes e Unibes Cultural

Acesse a programação completa

entretenimentoLeia mais sobre
ENTRETENIMENTO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*