Quinta-feira, 2 de julho de 2015, às 10h21


receitas antigas nestlé tortasCom textos da Nestlé

Brisée é a massa clássica da confeitaria internacional. O termo francês significa “quebrar”, o que caracteriza a textura quebradiça da massa. O calor da mão interfere muito no seu preparo, pois cada partícula de farinha deve ser bem envolvida pela manteiga, o que é feito lentamente, passando esses ingredientes entre os dedos, até que virem uma espécie de farofa grossa.

Pouco a pouco, com a ajuda da mão, esta farofa vai tomando a forma. Às vezes é necessário usar um pouquinho de água fria para facilitar a aglutinação das partículas. A massa brisée pode ser aberta com rolo, tão fina quanto possível.

Sempre que o recheio for mais líquido, ou exigir tempo maior de forno, não há necessidade de pré-cozimento: recheio e massa podem ser levados ao forno juntos.

 

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo peneirada
200 g de manteiga
1 colher (café) de sal)

Rendimento:

2 tortas de 20 cm de diâmetro

 

tortas massas preparo

 

1 – Faça uma cova no centro da farinha e adicione aí a manteiga e o sal. Misture com a ponta dos dedos, e vá formando uma farofa grossa.

2 – Vá adicionando água aos poucos e continue trabalhando com as pontas dos dedos até que as partículas se aglutinem formando uma massa.

3 – Coloque a bola de massa em um filme plástico e deixe repousar em local frio (por exemplo, a parte de baixo da geladeira) por 1 hora.

4 – Abra a massa entre dois filmes plásticos com um rolo, formando um retângulo.

5 – Dobre o retângulo em três, deixe descansar 10 minutos e torne a abrir um retângulo no sentido contrário. Repita duas vezes essa operação.

6 – Abra a massa normalmente e forre com ela forma da torta. Fure o fundo com um garfo antes de assar.

Conheça algumas tortas com as receitas da Nestlé

[huge_it_gallery id="73"]

 

Sopa de Abóbora. Receita da AnaMaria. Foto: J. Carvalho. Sobrefoto: aloart

Sopa de Abóbora. Receita da AnaMaria. Foto: J. Carvalho. Sobrefoto: aloart

Leia mais sobre
CULINÁRIA

 

Leia as últimas publicações