Sexta-feira, 18 de julho de 2014 às 11h35 – Atualizado às 18h45


Dia de Mandela / Mandela Day

O Consulado Geral da África do Sul gostaria de aproveitar esta oportunidade para conscientizar a sociedade brasileira do Nelson Mandela International Day (Dia Internacional Nelson Mandela) comemorado no dia 18 de julho. A data é um apelo para que pessoas do planeta todo ajam e assumam a responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor, um pequeno passo de cada vez, exatamente como fez Nelson Mandela.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 18 de julho, aniversário de Nelson Mandela, o Nelson Mandela International Day, um dia internacional de ativismo.

A razão de declarar e celebrar o Nelson Mandela International Day é que Nelson Mandela passou mais de 67 anos servindo sua comunidade, seu país e o mundo como um todo. No Mandela Day pede-se que as pessoas doem 67 minutos de seu tempo para melhorar o mundo, em um pequeno gesto de solidariedade para com a humanidade, e em um pequeno passo em direção a um movimento global e contínuo para o bem.

O Consulado Geral da África do Sul em São Paulo fará uma contribuição em apoio a esta causa nobre e pede que os brasileiros considerem doar 67 minutos de seu tempo no dia 18 de julho apoiando ou participando de uma atividade que torne o mundo um lugar melhor conforme os termos descritos abaixo. Essas atividades devem estar dentro do arcabouço ético do “serviço ao próximo”. Contudo, as pessoas estão livres para se organizar e se associar da maneira que desejarem assim como para doar seus serviços a pessoas ou comunidades necessitadas.

Pretória - África do Sul, 16/12/2013 - Estátua gigante de Nelson Mandela foi inaugurada nessa data, em frente ao palácio do governo, na capital Pretória, dia em que se comemora  feriado de  reconciliação nacional entre negros e brancos. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil