Crane-Simplex Model 5. Foto: Louwman Museum. Coleção Louwman/Divulgação

 

Conheça outra raridade

Quinta-feira, 24 de julho de 2014 às 15h31

Edição: Alô São Paulo

Museu Louwman – Localizado na cidade de Haia, na Holanda. o museu e a Coleção Louwman promovem e alugam o sofisticado espaço para eventos e reuniões, criando um clima diferente e paisagens antigas ou mais modernas e requintadas, onde os modelos da coleção são as estrelas. Hoje, iremos conhecer a história de mais uma dessas raras preciosidades automobilísticas.

CRANE-SIMPLEX
MODELO 5 (1916)

Este bonito automóvel de sete lugares foi um dos melhores que o dinheiro podia comprar nos EUA em sua época. Após a formatura, em 1906, o americano Henry M. Crane criou a empresa Crane & Whitman Company. Em 1912, ele completou o primeiro modelo para fabricação em série, apesar da “produção” ter sido limitada a apenas 30 carros ao longo dos três anos seguintes. No entanto, seus carros não passaram despercebidos. Na verdade tanto a empresa quanto o próprio Crane foram assumidas pela Simplex Automobile Company localizada na cidade de New Brunswick.

O “Modelo 5” foi lançado pouco tempo depois, equipado com um impressionante motor de seis cilindros com 564 polegadas cúbicas (8,8 litros) desenvolvido pela Crane. Esta bela peça de engenharia ganhou um corpo sob medida, sendo sua carroceria fabricada por Brewster, um dos melhores fabricantes de carrocerias americanas no negócio, que iriam fabricar também para a Rolls-Royce outros belos modelos. Lamentavelmente, Simplex faliu nos anos vinte dezenove anos depois do lançamento.

Este carro raro é um exemplo clássico do período de alta do mercado americano. Foi usado pelo casal real para sua turnê pela cidade de Haia em junho de 2013.