À deriva


Quarta-feira, 25 de outubro de 2017 às 19h23


O que estamos assistindo há dias, semanas, meses e anos é a nocividade com que a classe política conduziu o País até aqui.

Gerson Soares

Diariamente os jornais e toda a mídia noticiam algo que soa como o mesmo, que se repete exaustivamente, até que a própria sociedade assimila o caos que existe no alto comando do País. Mesmo com as interferências da Lava Jato, ainda a população duvida que as instituições governamentais sejam ou voltem a ser confiáveis.

Voltem? Será que já foram? Sempre fica a pergunta diante de que se tivessem sido não chegaríamos a este sórdido ponto ou em que momento as instituições degringolaram.

 

Brasileiros rebaixam a confiança nas instituições. Imagem: aloart

 

Por outro lado, há o distanciamento daquilo que buscam os brasileiros e do que lhes é apresentado pelos representantes dos três níveis de poderes constituídos – Legislativo, Executivo e Judiciário. A reação popular às soluções políticas que saem em defesa da manutenção do que aí está, os escândalos e as interferências feitas em desconformidade com o que se espera dos governantes e seus comandados, foi comprovado pelo levantamento da ICJBrasil (Índice de Confiança na Justiça), produzido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP) que indicou um alto índice de desconfiança da população a respeito de praticamente todas as instituições do País.

O relatório foi divulgado nesta segunda-feira (23), e em comparação com os dados de 2016, as maiores quedas foram do Poder Executivo (45%) e Congresso Nacional (30%). De acordo com o ICJBrasil, a exceção ficou com as redes sociais (+61%) e a Polícia (+4%); a própria imprensa caiu 5%.

Ironicamente o Ministério Público (MP) e as Forças Armadas, as instituições mais confiáveis, também caíram. A ironia está em que o MP está engajado na maior operação contra a corrupção que se teve notícia no Brasil, mesmo assim sofre desgaste.

O reflexo disso é o que se comenta a todo momento e facilmente constatado, a perda da noção de valores de forma generalizada. Sem líderes, sem exemplos de dignidade e respeito, muito pelo contrário, cada brasileiro é um barquinho inserido numa grande nau sem rumo.

Leia o relatório completo em ICJBrasil detecta que de confiança da população em 2017

Uma bússola aos Poderes: todos estão contra todos. Praça dos Três Poderes em Brasília. Foto: José Cruz / Agência Brasil. Bússola. Foto: Oliver Gruener / Getty Images

Leia mais sobre
OPINIÃO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*