A importância das vitaminas na gestação


Segunda-feira, 31 de outubro de 2016, às 13h55


Manter uma alimentação saudável durante a gestação é fundamental para que o bebê se desenvolva adequadamente e a mãe mantenha uma boa saúde. Além disso, o corpo da gestante passa por diversas transformações que exigem cuidados especiais, entre eles, o consumo adequado de vitaminas e minerais. O ideal é que esse consumo seja feito por meio de uma alimentação balanceada. No entanto, nem sempre isso é possível, muitas vezes por falta de tempo em decorrência de uma rotina agitada.

“Em relação à alimentação da gestante, é muito importante na primeira consulta de pré-natal fazer essa verificação. O que temos hoje, no geral, é uma alimentação muito desbalanceada, com um consumo excessivo de gordura, e um desequilíbrio em termos de carboidratos, proteínas e, principalmente, de vitaminas e sais minerais. A gestação pode ser um bom momento para corrigir erros alimentares”, explica dra. Rossana Pulcineli, coordenadora científica de obstetrícia da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP).

 

Manter uma alimentação saudável durante a gestação é fundamental para que o bebê se desenvolva adequadamente e a mãe mantenha uma boa saúde. Foto: divulgação / SOGESP

Manter uma alimentação saudável durante a gestação é fundamental para que o bebê se desenvolva adequadamente e a mãe mantenha uma boa saúde. Foto: divulgação / SOGESP

 

Desde o início da gestação, a mulher deve manter uma dieta variada, rica em frutas, verduras e legumes. Segundo a dra. Rossana, com uma alimentação equilibrada, o feto e a gestante podem obter todos os nutrientes necessários para essa fase.

Uso de suplementos vitamínicos

Para a obstetra, no que se refere à suplementação vitamínica na gestação, ela possui benefícios muito claros. “O ácido fólico, por exemplo, deve ser utilizado para evitar defeito aberto de tubo neural e o sulfato ferroso para a prevenção de anemia”, enfatiza. Ela ainda esclarece que, além desses nutrientes, o cálcio, o ômega 3, vitamina A, zinco e selênio também são essenciais, uma vez que contribuem à formação dos ossos do bebê, do desenvolvimento do sistema imune, muscular e nervoso.

Para iniciar a suplementação, é importante conhecer o histórico da gestante e o consumo no dia-a-dia de cada um desses nutrientes, para que o complemento não seja utilizado de forma desnecessária.
“É preciso sempre saber se a gestante consume diariamente estes nutrientes (ou não). Por exemplo, o cálcio tem benefícios na prevenção de pré-eclâmpsia para o grupo de pacientes que o consomem pouco. Neste caso, checamos se existe a deficiência daquele mineral para sua real indicação. Se é feita suplementação de algo desnecessário, não haverá benefício algum”, afirma.

Conheça os sintomas e as causas da menopausa precoce. Foto ilustrativa: Divulgação

Conheça os sintomas e as causas da menopausa precoce. Foto ilustrativa: Divulgação

Leia mais sobre
SAÚDE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro
Assista ao programa de TV Ciência Aberta
Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo
STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo
Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo
Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo
Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula
Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo
  • Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro

  • Assista ao programa de TV Ciência Aberta

  • Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo

  • STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo

  • Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo

  • Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo

  • Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula

  • Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*