A maior tragédia ambiental do Brasil em Realidade Virtual, vídeos


Terça-feira, 12 de abril de 2016 às 18h33


Meio ambiente: nem só de tragédias político-econômicas vive o pior governo que o Brasil já teve. Depois de Belo Monte e Mariana, caso não seja impedido, o governo brasileiro vai invadir o Rio Tapajós com outra obra espetacular, em que participa a Camargo Corrêa – uma das empresas envolvidas na Lava Jato. Ainda este ano pode ir a leilão a Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, uma meta do governo Dilma Roussef, para resolver os problemas de energia elétrica do país.

A exaustão dos recursos hídricos do planeta, em vários pontos da Terra já exauridos pela mão humana e as mudanças climáticas, lentamente estão cobrando o preço da negligência e falta de atenção com a Natureza que levou milhões de anos para germinar e desenvolver-se e rapidamente está sendo destruída pela ganância. Nesse sentido, o de repensar a preservação do meio ambiente em que vivemos, foi divulgado hoje, um relatório da organização Surfrider, que alerta para a poluição dos plásticos nos oceanos, que também veremos aqui.

Veja hoje, na reportagem do Greenpeace, o documentário sobre a tragédia que varreu uma cidade do mapa e ainda ameaça o arquipélago de Abrolhos, há centenas de quilômetros do rompimento da barragem de Mariana, sob responsabilidade da Samarco. Na sequência de Meio Ambiente, publicaremos um resumo sobre o outro desastre que pode ocorrer no coração da Amazônia, e afetar a vida não só dos brasileiros.

 

Rio de Lama: A maior tragédia ambiental do Brasil Cenário do curta-documentário Rio de Lama, comunidade de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), foi totalmente devastada pela força da lama liberada pelo rompimento da barragem da Samarco. © Tadeu Jungle

Rio de Lama: A maior tragédia ambiental do Brasil | Cenário do curta-documentário Rio de Lama, comunidade de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), foi totalmente devastada pela força da lama liberada pelo rompimento da barragem da Samarco. © Tadeu Jungle

A maior tragédia ambiental do Brasil em Realidade Virtual

Do Greenpeace

Filme em realidade aumentada propõe imersão total do espectador ao mostrar a destruição do município de Bento Rodrigues e das pessoas que ali viviam, hoje desabrigadas e quase esquecidas.

“Isso aqui é só a gente que viu que pode contar”. A dura realidade da região de Mariana (MG) e das pessoas atingidas pelo rompimendo da barragem da Samarco em novembro de 2015 é melancolicamente contada no delicado documentário curta-metragem Rio de Lama: A maior tragédia ambiental do Brasil. Dirigido por Tadeu Jungle, o filme foi gravado com uma nova tecnologia de Realidade Virtual, que propõe a total imersão do espectador na história.

 

RIO DE LAMA

 

O curta foca sua narrativa na vila de Bento Rodrigues, uma comunidade nos arredores de Mariana que foi totalmente destruída pela força da lama – no total, dezenove pessoas morreram. Ao mostrar o que sobrou do lugar, das pessoas e de suas vidas, o diretor contrasta um cenário devastado com memórias felizes de um recente passado. “Eles sabem que não vão voltar nunca mais para suas casas. Aqui só restou a memória”, diz o narrador.

Para Tadeu Jungle, o futuro da região está nas mãos da sociedade civil organizada. “Até agora as ações por parte do governo foram morosas e a comunidade atingida sofre. A primeira coisa que a Samarco deseja é que tudo seja esquecido o mais breve possível. O filme é uma peça que busca contribuir para que isso não aconteça”. Ao final do filme, o diretor pede que um “Memorial de Mariana” seja construído em homenagem aos moradores da região.

Rio de Lama: A maior tragédia ambiental do Brasil está disponível na íntegra gratuitamente. A versão imersiva, em Realidade Virtual, está disponível tanto na AppStore como no GooglePlay (para saber como assistir a um filme em realidade aumentada, clique aqui - você será direcionado ao YouTube). É possível assistir também a versão em tela plana, disponibilizada no YouTube, além da Visão do Diretor por trás das câmeras.

Sobre o diretor

Diretor e roteirista de filmes, programas de TV e projetos em Realidade Virtual, Tadeu Jungle criou e dirigiu um longa de ficção, dois documentários, diversos vídeos e projetos de arte, além de programas de sucesso para a televisão. É sócio na produtora Academia de Filmes, onde já dirigiu mais de 500 comerciais.

Rio de Lama é o seu mais recente filme. “A realidade virtual transporta o espectador para o local onde a cena foi filmada. Acredito que esse novo ponto de vista cause um impacto maior e fale diretamente com o coração, e não apenas com a razão de quem assiste. Você sendo levado ao lugar do “outro” ajuda a melhor entender o cenário de dor”, explica Jungle, que promete continuar explorando a Realidade Virtual em próximos projetos.

RIO DE LAMA, VISÃO DO DIRETOR

 

Modelos também sugerem que, durante o inverno no hemisfério Sul, a região poderá ter redução na quantidade de chuva de 30% a 40% (foto: Wikimedia Commons)

Modelos também sugerem que, durante o inverno no hemisfério Sul, a região poderá ter redução na quantidade de chuva de 30% a 40% (foto: Wikimedia Commons)

Leia mais sobre
MEIO AMBIENTE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*