A Terra vista do Espaço

Quarta-feira, 3 de setembro de 2014, às 17h43

 

Gerson Soares

Às nove horas e sete minutos da manhã (horário de Moscou) do dia 12 de Abril de 1961, a cápsula com o foguete “Soyuz-R-7 foi lançada de uma plataforma em Baikonur, no Cazaquistão. “A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível!”, teria dito o astronauta russo Iuri Gagarin que com apenas 27 anos, tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta. Esteve em órbita durante 108 minutos, a uma altura de 315 km, num vôo totalmente automatizado, com uma velocidade aproximada de 28 000 km/h. Pela proeza, recebeu a medalha da Ordem de Lenin.

A corrida espacial ocorria em pleno período da Guerra Fria e os americanos logo deixariam sua marca para sempre, colocando o primeiro homem na Lua.

Neil Alden Armstrong, astronauta dos Estados Unidos, piloto de testes e aviador naval escreveu seu nome na história do século XX e da Humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.

Antes desse feito, entrou para a NASA em 1962, integrando o segundo grupo de astronautas da agência espacial, indo ao espaço pela primeira vez em 1965, como comandante da missão Gemini VIII, três anos antes do voo que o colocaria na História. Condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil do país, e a Medalha de Honra Espacial do Congresso, manteve uma vida discreta e longe dos olhos da opinião pública até sua morte, aos 82 anos em 2012. Dele, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama disse ser “um dos maiores heróis americanos, não apenas de sua época, mas de todos os tempos”.

Atualmente, seguindo os passos desses pioneiros, equipamentos de último geração nos proporcionam a mesma visão sem sairmos de casa e as visões do espaço sideral e infinito são cada vez mais fantásticas. Veja algumas imagens fornecidas pela NASA, enviadas pelo leitor Leandro, morador do bairro do Tatuapé.

 

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*