Abordagens a dependentes químicos na região da Luz quintuplicaram, diz Prefeitura


Sábado, 17 de junho de 2017 às 17h05


Apesar de a cracolândia ainda existir na consciência paulistana, o Prefeito está decidido no sentido de que essa é uma página virada. A história será lembrada, mas em conjunto com o Governo do Estado, o fim da cracolândia é uma realidade que já pode ser sentida, mas o vício e a exploração deste pelos traficantes ainda é uma batalha que será travada diariamente.

De acordo com o órgão, equipes da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social atuam na região para convencer dependentes químicos a se dirigirem aos equipamentos do município. Na última quarta-feira (14), mais de 40 pessoas participaram de reunião de trabalho para avaliar as ações na região onde estava situada a cracolândia e viram avanços.

 

Unidade de Atendimento Emergencial do Projeto Redenção. Foto: Heloisa Ballarini / SECOM

 

O prefeito João Doria, o secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB se reuniram nesta quarta-feira (14) com integrantes de diferentes áreas envolvidas com o projeto Redenção para a apresentação dos principais avanços na região da Luz. Mais de 40 pessoas participaram da reunião de trabalho. O conjunto de ações desenvolvidas pelos governos municipal e estadual para inibir o tráfico de drogas contribuiu para o aumento da procura pelos serviços oferecidos aos dependentes químicos.

“O projeto Redenção tem sido um sucesso, o acolhimento, a partir das abordagens qualificadas dos dependentes químicos que estavam na região da Cracolândia, que não existe mais, e que agora se encontram no entorno, sempre sendo abordadas por equipes da assistência social e da saúde, tanto do município quanto do estado, e encaminhadas para acolhimento e internações”, afirmou o secretário municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará. “Nós estamos conseguindo abordar e abrigar essas pessoas e oferecer para elas uma condição de vida muito melhor do que elas têm hoje”, completa Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde.

A próxima reunião do comitê do projeto Redenção está marcada para 19 de julho, também na sede da Prefeitura de São Paulo.

 

Arte: SECOM/ PMSP

 

Abordagens quintuplicam

Conforme informação divulgada pelo órgão municipal, as equipes da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social estão se dedicando a convencer os dependentes químicos a aderirem a programas como o Redenção. Leia a seguir, o balanço feito desde o início das ações.

O número de abordagens feitas pelas equipes da Prefeitura na região da Luz, no Centro da cidade, quintuplicou nesta semana. No dia 21 maio, quando as ações iniciaram, as equipes de assistência social do município fizeram 280 abordagens. No último domingo (11), quando houve uma ação para a retirada das tendas na Praça Princesa Isabel, foram feitas 1.589, seguidas por 1.075 na segunda-feira e mais 1.608 nesta terça-feira – uma média de 1.424 nos três dias.

Desde o dia 21 de maio, foram feitas 18.657 abordagens na região da Luz – média de 775 abordagens até esta terça-feira (13). Deste total, houve 8.499 encaminhamentos para acolhimento nos equipamentos da rede assistencial, 3.859 atendimentos na Unidade Emergencial de Atendimento, e 6.299 recusas de atendimento. Apenas na última terça-feira (13) foram feitas 1.608 abordagens na Luz, com 420 acolhimentos e 165 recusas. Em 25 de maio, quando o número de recusas passou a ser registrado, eram 480.

A Unidade Emergencial de Atendimento passou a operar na última quinta-feira (8) na Rua General Couto de Magalhães, região central. A estrutura oferece espaços de descanso, banheiros e refeitório. Nesta terça-feira (13), 100 pessoas pernoitaram no equipamento, atingindo a sua capacidade máxima. Também foram servidos 200 cafés da manhã, 400 almoços e 200 jantares. Cerca de 123 pessoas utilizaram os chuveiros disponíveis no local.

Serão criadas mais 280 novas vagas emergenciais para atender a demanda na região da Luz. Além disso, na Praça Princesa Isabel, passou a funcionar uma unidade de acolhimento de saúde, onde já opera um ambulatório médico e haverá cerca de 60 leitos de pré-internação.

As equipes do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde realizaram, desde o início da ação, 3.736 atendimentos. Até a última segunda-feira (12), foram registradas 259 internações voluntárias. Dentro do CAPS Redenção, unidade que começou a funcionar em 26 de maio, 342 atendimentos foram feitos pelos dois psiquiatras que fazem plantão 24 horas no local. O Samu criou um esquema de atendimento prioritário para a região da Luz.

Segurança

Para aumentar a segurança na área, cinco câmeras foram instaladas e há quatro ônibus de vigilância. As ações continuam com a presença da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Civil Metropolitana no local para impedir o tráfico de drogas.

Zeladoria

Diariamente, as equipes de zeladoria da Prefeitura Regional da Sé fazem os trabalhos de limpeza duas vezes por dia na região da Praça Princesa Isabel. A ação realizada na última terça-feira (13) contou com um efetivo de 21 agentes e o auxílio de 4 veículos da Prefeitura Regional da Sé. Nas ações foram retirados da praça 1.650 kg de resíduos.

As informações são da Prefeitura da Cidade de São Paulo / SECOM

Anúncio da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e a Prefeitura de São Paulo. Foto: Leon Rodrigues / SECOM

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
Melhores momentos do revezamento da Tocha Paralímpica pelo Brasil, vídeo
  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

  • Melhores momentos do revezamento da Tocha Paralímpica pelo Brasil, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*