Linha Verde do Metrô: Governador anuncia licitação


Publicado no dia 10 de abril de 2014

Alckmin anuncia licitação da extensão da Linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos.

Com 15,5 km de extensão e 13 estações, extensão da linha será em sistema de metrô convencional; propostas serão abertas em maio

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 10, a publicação do edital da obra civil para extensão da Linha 2-Verde, de Vila Prudente até Dutra, no município de Guarulhos. A licitação está divida em oito lotes e contempla a contratação do projeto executivo, a obra civil e da via permanente. A publicação estará disponível no Diário Oficial do Estado e no site do Metrô (www.metro.sp.gov.br), a partir desta sexta-feira, 11 de abril. A previsão para a abertura das propostas comerciais é 10/05/2014.

Governador Geraldo Alckmin observa mapa da extensão da Linha 2-Verde, de Vila Prudente, em São Paulo, até Dutra, em Guarulhos. Foto: Vagner Campos

Governador Geraldo Alckmin observa mapa da extensão da Linha 2-Verde, de Vila Prudente, em São Paulo, até Dutra, em Guarulhos. Foto: Vagner Campos

Alckmin ressaltou que a extensão da Linha 2-Verde do Metrô representa um grande ganho para São Paulo, Guarulhos e toda a Região Metropolitana. “A linha será toda enterrada, com capacidade para um milhão de passageiros/dia. Também será a primeira que sairá da cidade de São Paulo, com 13 estações e 15,5 km de extensão”, informou.

– Veja mapa da extensão Vila Prudente – Dutra da Linha 2-Verde do Metrô: http://saopaulo.sp.gov.br/usr/share/documents/511.jpg

A extensão da Linha 2-Verde, que contempla o trecho Vila Prudente – Dutra, terá 15,5 km de extensão e 13 estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra). Serão 14,4 km do trecho Vila Prudente – Dutra e mais 1,1 km de extensão operacional à oeste da estação Vila Madalena. Quando completa, de Vila Madalena até Dutra, a Linha 2-Verde transportará um milhão de usuários por dia.

O novo trecho funcionará no mesmo padrão existente na Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Vila Madalena, em sistema de metrô convencional. A operação será realizada pela Companhia do Metrô e não por consórcios privados. Serão adquiridos mais 35 trens novos. A expectativa é que as obras desse empreendimento sejam iniciadas no final do 2º semestre de 2014. O investimento estimado para essa linha é de R$ 10,1 bilhões.

Implantação

O Metrô informa que o projeto funcional e o projeto básico para a obra civil já foram concluídos. Também já foram publicados os quatro primeiros Decretos de Utilidade Pública, que correspondem aos trechos Vila Prudente-Aricanduva e Aricanduva-Paulo Freire. Esses decretos não contemplam o trecho do município de Guarulhos, que terá duas estações (Ponte Grande e Dutra).

Com o prolongamento, a Linha 2-Verde terá interligação com a Linha 3-Vermelha do Metrô, na estação Penha, e com a futura Linha 6-Laranja (na estação Anália Franco) e também com três linhas da CPTM: 11-Coral, na estação Penha, 12-Safira e a futura 13-Jade, na estação Tiquatira.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*