Adolescentes, os computadores e reflexos à saúde


Quinta-feira, 21 de dezembro de 2017 às 19h32


Nada mais comum atualmente do que encontrar adolescentes grudados no celular, tablet e computadores como se esses aparelhos eletrônicos fossem essenciais para a sobrevivência deles. Mas o que poderia ser de grande ajuda para o estudo e a comunicação está se tornando problema em saúde.

Para a professora adjunta Maria Sylvia de Souza Vitalle, presidente do Departamento Científico da Adolescência da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo) e chefe do Setor de Medicina do Adolescente do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a questão do uso incontrolável dos computadores por parte dos adolescentes se deve, principalmente, “à ‘terceirização’ dos filhos, e por decorrência à falta de supervisão. Isso porque cada vez mais os pais precisam se ausentar por períodos longos, por exigências de trabalho, e não conseguem supervisionar adequadamente as atividades das crianças”.

 

Estudos apontam que 33% dos adolescentes mudam o comportamento quando sabem que os pais estão supervisionando. Foto: SPSP / divugalção

 

A pediatra ressalta que os adolescentes precisam ser supervisionados sempre, para que não se tornem totalmente dependentes das máquinas. E é preciso dar o exemplo.

“Existem regras básicas de convívio e participação em todas as atividades familiares, como limitar o uso de todos os aparelhos eletrônicos, selecionar o que os adolescentes podem acessar, ensinar a ver as máquinas com um olhar crítico e acompanhar o que o filho vê na internet. Além de lembrar sempre que TV e computador não são babás”, pondera.

Ela ainda aconselha os pais a não confundir privacidade com exposição a riscos. “Além de colocar limites de uso, é necessário saber usar as ferramentas possíveis de bloqueio de conteúdos e informar os riscos do mundo digital, como o cyberbullying”, destaca.

Estudos apontam que 33% dos adolescentes mudam o comportamento quando sabem que os pais estão supervisionando; 48% deles escondem algumas atividades de seus genitores; 20% apagam mensagens; 23% apagam o histórico do navegador; e 16% minimizam o navegador quando há adultos por perto.

Quanto ao tempo que eles podem passar nos aparelhos, Maria Sylvia adverte que o uso dos dispositivos eletrônicos “não pode nunca comprometer as atividades do dia a dia e que o tempo deve ser limitado à idade e ao desenvolvimento das crianças e adolescentes”.

Mas a conexão com a internet tem pontos positivos também.

“As tecnologias podem ser ótimas aliadas para a educação e aquisição de habilidades. As mídias sociais têm imenso potencial de motivação: sabendo usar, incrementam as habilidades cognitivas, pois são capazes de desenvolver a leitura, o vocabulário, a criatividade, podem auxiliar na resolução de problemas e atuar no desempenho de matemática. Portanto, podem enriquecer o conteúdo acadêmico, trazendo benefícios em diversas áreas, como história, artes, ciência, literatura, música, somente para citar algumas. Existe a facilidade do acesso, trazendo o mundo à palma da mão e isso tudo é caminho para aumentar o capital cultural das pessoas, inclusive auxiliando na formação e educação de cidadãos melhores”, conclui.

medicinasaude

Acesse a nova página especial sobre Medicina&Saúde, onde encontra todos os os posts do site sobre o assunto com um só clique. Ilustração: aloart

Leia mais sobre
MEDICINA&SAÚDE

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo
Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
  • Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo

  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*