Agrishow 2014: IEA e SMA avaliam os sete anos do protocolo agroambiental

“Protocolo Ambiental – Panorama de 2007 a 2014” é o tema do painel que será apresentado pela pesquisadora Marli Dias Mascarenhas Oliveira, diretora do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Isabel Fonseca Barcellos, diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, na próxima quarta-feira, 30 de abril, em evento promovido pelo Canal Rural, na Agrishow 2014.

Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow, em Ribeirão Preto. Foto: Diogo Moreira

Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow, em Ribeirão Preto. Foto: Diogo Moreira

São Paulo é o maior produtor de cana de açúcar do país, respondendo por 55% da produção nacional, o que lhe garante a primeira posição na produção e exportação de açúcar e etanol. O mais importante produto da agropecuária paulista, que em 2013 atingiu quase 47% do VPA (Valor da Produção Agropecuária), conforme levantamento realizado pelo IEA, também está na mira dos ambientalistas e procura se adequar às diretivas do Protocolo Agroambiental e melhorar as condições de trabalho.

Os dados apontam uma grande mudança desde o início do protocolo na safra 2006/2007, quando mais de 65% da cana colhida em São Paulo era submetida à queima. No ano de 2013, mais de uma centena de unidades agroindustriais e milhares de fornecedores de cana, por meio de suas associações, obtiveram o Certificado Etanol-Verde. As signatárias do Protocolo são responsáveis por aproximadamente 94% da produção paulista e 48% da produção nacional de etanol.

Estas e outras informações, além de um diagnóstico do setor e avaliação de todos os aspectos que envolveram os sete anos de implantação do Protocolo Ambiental serão abordadas pelas pesquisadoras. Após a apresentação, haverá um debate sobre o tema.

Os participantes do evento também poderão conhecer as publicações do Instituto de Economia Agrícola e obter mais informações sobre os produtos e serviços do IEA, basta comparecer ao estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Serviço:
Painel: Protocolo Ambiental – Panorama de 2007 a 2014
Data: 30/04

Horário: 9h30min
Local: Auditório do estande do Canal Rural na Agrishow. Rua B1A1 – próximo à portaria principal.

 

 

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*