Alckmin lança programa para incentivar homens a fazerem check-up

Exames preventivos e consultas aos sábados poderão ser agendados, por telefone, em 21 AMEs estaduais

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta segunda-feira, 31 de março, o Programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, que pretende realizar aproximadamente 24 mil check-ups anuais de cardiologia e urologia em homens a partir dos 50 anos de idade, em todo o Estado. A campanha de prevenção e promoção de saúde irá incentivar os filhos dos pacientes a levarem seus pais ao médico.

“Os grandes vilões da saúde do homem são o coração e a próstata”, explicou o governador. “Agora, todos os homens acima de 50 anos poderão, no mês de aniversário, agendar exames e consultas, sem a necessidade de encaminhamento prévio. Desta forma, estaremos fazendo prevenção, diagnóstico precoce e tratamento para a saúde dos homens”, completou Alckmin.

O programa Filho que ama leva o pai ao AME pretende realizar 24 mil check-ups anuais de cardiologia e urologia em homens a partir dos 50 anos. Foto: Diogo Moreira.

O atendimento será realizado em 21 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) do Estado de São Paulo e dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passará por uma consulta de enfermagem que envolverá avaliação do peso, altura e risco cardíaco, além de uma bateria de exames laboratoriais de sangue, por exemplo.

Para o sábado seguinte será agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista, com a avaliação dos resultados dos exames. Caso o paciente apresente alguma anormalidade, será encaminhado para mais exames, acompanhamento e tratamento já dentro da rotina de atividades comuns do AME.

Uma pesquisa feita pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, na capital paulista, mostrou que 60% dos pacientes masculinos que ficam doentes só buscam tratamento quando as doenças já estão em estado avançado, quadro que se explica pela baixa procura por exames preventivos e consultas regulares.
O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Os AMEs envolvidos no programa funcionarão, aos sábados, das 7h até, no mínimo, 13h, a partir do próximo final de semana. Para o agendamento, basta ligar gratuitamente para 0800-779-0000 a partir de hoje. Os AMEs oferecem atendimento regional e os pacientes devem sempre procurar a unidade mais próxima de sua cidade. No caso da região de Registro, a referência é o AME Praia Grande; para os pacientes da região de Ribeirão Preto, a referência é o AME Franca.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo

Unidades que farão o atendimento do programa “Filho que ama leva o pai no AME”:

- AME Américo Brasiliense
- AME Araçatuba
- AME Barretos
- AME Bauru
- AME Caraguatatuba
- AME Carapicuíba
- AME Franca
- AME Heliópolis (capital)
- AME Jundiaí
- AME Mauá
- AME Mogi Guaçu
- AME Ourinhos
- AME Praia Grande
- AME Presidente Prudente
- AME Promissão
- AME Rio Claro
- AME Santos
- AME São João da Boa Vista
- AME São José do Rio Preto
- AME Sorocaba
- AME Votuporanga

Governador Geraldo Alckmin lançou o programa Filho que ama leva o pai ao AME. Foto: Diogo Moreira.

Governador Geraldo Alckmin lançou o programa Filho que ama leva o pai ao AME. Foto: Diogo Moreira.

Secretário da Saúde, David Uip, e o governador Alckmin no AME Heliópolis. Foto: Diogo Moreira.

Secretário da Saúde, David Uip, e o governador Alckmin no AME Heliópolis. Foto: Diogo Moreira.

O atendimento do programa será realizado em 21 AMEs, dividido em pelo menos dois sábados. Foto: Diogo Moreira.

O atendimento do programa será realizado em 21 AMEs, dividido em pelo menos dois sábados. Foto: Diogo Moreira.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*