Alunos da Fatec Zona Leste criam aplicativo para agilizar transplante de órgãos


Terça-feira, 19 de maio de 2015, às 17h08

A ideia surgiu a partir da necessidade de otimizar o tempo de resposta sobre a compatibilidade entre receptor e doador, tendo em vista que a transmissão de dados precisa ser rápida para garantir a qualidade do órgão transplantado.

Do Centro Paula Souza | Apenas um toque na tela do celular poderá salvar pessoas que aguardam na fila para receber um transplante de órgão. Isso será possível graças a um projeto desenvolvido por um grupo de estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) zona Leste.

 

Fotoframe de vídeo do Projeto eTransplante.

Fotoframe de vídeo do Projeto eTransplante.

 

A ideia surgiu a partir da necessidade de otimizar o tempo de resposta sobre a compatibilidade entre receptor e doador, tendo em vista que a transmissão de dados precisa ser rápida para garantir a qualidade do órgão transplantado.

Os alunos Camila Belo, Caroline Roda, Ingrid Mazoni, Jaqueline Izumi, Lucas Oliveira, Rodrigo Ramos e Rogério Yokomizo desenvolveram, em parceria com o Hospital das Clínicas, o eTransplante. Trata-se de um software que recebe dados detalhados sobre os doadores e envia em tempo real para os smartphones das equipes médicas dos receptores, por ordem de prioridade, aguardando a resposta de aceite ou recusa do órgão no prazo de uma hora.

“Atualmente, esse processo é feito por telefone e pode demorar muito tempo na localização de um paciente compatível. Com o aplicativo, é possível realizar o envio de dados com todo o detalhamento necessário para várias equipes médicas ao mesmo tempo”, explica a professora orientadora do projeto, Cristina Oliveira. Segundo ela, o sistema está sendo homologado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e deverá ser implantado ainda em 2015.

Prêmios

O eTransplante foi um dos destaques na edição de 2014 da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), na qual conquistou o primeiro lugar na categoria Informática e Ciências da Computação. O projeto também foi premiado no Congresso Nacional de Iniciação Científica e será apresentado no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado entre 27 e 29 de maio, em Recife.

O sistema chamou a atenção internacionalmente e foi aprovado para ser apresentado em julho na 6th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Vestibular

As inscrições para o Vestibular das Fatecs do 2º semestre estão abertas até o dia 9 de junho e devem ser feitas pelo site. No total, são oferecidas mais de 15 mil vagas em 71 cursos superiores tecnológicos gratuitos presenciais e a distância em todo o Estado de São Paulo. A inscrição custa R$ 70. O exame será no dia 5 de julho.

Vídeo Compacto da Campanha Catarse do eTransplante

ilus-transplantLeia mais sobre
TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*