Alunos da Fatec Zona Leste criam aplicativo para agilizar transplante de órgãos


Terça-feira, 19 de maio de 2015, às 17h08

A ideia surgiu a partir da necessidade de otimizar o tempo de resposta sobre a compatibilidade entre receptor e doador, tendo em vista que a transmissão de dados precisa ser rápida para garantir a qualidade do órgão transplantado.

Do Centro Paula Souza | Apenas um toque na tela do celular poderá salvar pessoas que aguardam na fila para receber um transplante de órgão. Isso será possível graças a um projeto desenvolvido por um grupo de estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) zona Leste.

 

Fotoframe de vídeo do Projeto eTransplante.

Fotoframe de vídeo do Projeto eTransplante.

 

A ideia surgiu a partir da necessidade de otimizar o tempo de resposta sobre a compatibilidade entre receptor e doador, tendo em vista que a transmissão de dados precisa ser rápida para garantir a qualidade do órgão transplantado.

Os alunos Camila Belo, Caroline Roda, Ingrid Mazoni, Jaqueline Izumi, Lucas Oliveira, Rodrigo Ramos e Rogério Yokomizo desenvolveram, em parceria com o Hospital das Clínicas, o eTransplante. Trata-se de um software que recebe dados detalhados sobre os doadores e envia em tempo real para os smartphones das equipes médicas dos receptores, por ordem de prioridade, aguardando a resposta de aceite ou recusa do órgão no prazo de uma hora.

“Atualmente, esse processo é feito por telefone e pode demorar muito tempo na localização de um paciente compatível. Com o aplicativo, é possível realizar o envio de dados com todo o detalhamento necessário para várias equipes médicas ao mesmo tempo”, explica a professora orientadora do projeto, Cristina Oliveira. Segundo ela, o sistema está sendo homologado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e deverá ser implantado ainda em 2015.

Prêmios

O eTransplante foi um dos destaques na edição de 2014 da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), na qual conquistou o primeiro lugar na categoria Informática e Ciências da Computação. O projeto também foi premiado no Congresso Nacional de Iniciação Científica e será apresentado no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado entre 27 e 29 de maio, em Recife.

O sistema chamou a atenção internacionalmente e foi aprovado para ser apresentado em julho na 6th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Vestibular

As inscrições para o Vestibular das Fatecs do 2º semestre estão abertas até o dia 9 de junho e devem ser feitas pelo site. No total, são oferecidas mais de 15 mil vagas em 71 cursos superiores tecnológicos gratuitos presenciais e a distância em todo o Estado de São Paulo. A inscrição custa R$ 70. O exame será no dia 5 de julho.

Vídeo Compacto da Campanha Catarse do eTransplante

ilus-transplantLeia mais sobre
TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*