Alunos do Centro Paula Souza desenvolvem tecnologia


Sexta-feira, 11 de março de 2016 às 17h49


O Centro Paula Souza – autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo –, divulgou nesta semana duas iniciativas das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) de São Caetano do Sul e Sorocaba. Na primeira, os alunos desenvolveram um jogo voltado para o aprendizado de Libras e na segunda uma nova tecnologia para reduzir tempo e o custo de cirurgias.

Da assessoria do CPS-SP

Fatec São Caetano do Sul cria jogo voltado ao aprendizado de Libras

Aplicativo desenvolvido por estudantes do curso de Jogos Digitais pretende difundir a linguagem de sinais e estimular interação com deficientes auditivos. Jogo está disponível gratuitamente para smartphones com Android.

Quem joga o Libra chega a uma ilha, onde a comunicação é feita por meio da linguagem de sinais. Para progredir, é preciso dialogar com outros personagens, como nativos e a tripulação de um navio. Durante os desafios, o jogador aprende os significados dos gestos. O jogo foi criado por quatro alunos do curso de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul, com o objetivo de difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estimular a interação com deficientes auditivos.

 

Game Libra dos alunos da Fatec de São Caetano do Sul. Foto: divulgação / reprodução CPS

Game Libra dos alunos da Fatec de São Caetano do Sul. Foto: divulgação / reprodução CPS

 

O game traduz ainda as partes escritas em português para Libras, permitindo que deficientes auditivos também possam interagir. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Ana Paula Uehara Marcus, Gabriel Moraes de Carlli, Marcos Antonio Silva e Murilo Romera de Albuquerque, orientados pelos professores Claudemir Martins da Silva, Érika Fernanda Caramello, Raquel Silva, Valteir Benedito Vaz e Willians Monteiro da Silva.

“A história do Libra foi criada a partir de uma mistura de lendas de Fernando de Noronha e enredos de outros jogos, como Uncharted e Tomb Raider”, explica Murilo Romera de Albuquerque. Desenvolvido para smartphones com sistema Android, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na galeria de trabalhos dos alunos da Fatec São Caetano do Sul na internet.


Fatec Sorocaba estuda tecnologia para reduzir tempo e custo de cirurgia

Com uma impressa 3D, faculdade vai produzir biomodelos – cópias de ossos e partes do corpo em material plástico – para auxiliar no planejamento de operações; projeto foi desenvolvido em parceria com o Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Para reduzir o tempo de cirurgia e os custos das operações, professores e alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sorocaba pesquisam os benefícios da utilização de biomodelos durante procedimentos médicos. Os biomodelos são cópias de ossos ou órgãos do corpo humano reproduzidas em material plástico por uma impressora 3D, a partir de tomografias computadorizadas. As cópias são fiéis às estruturas anatômicas em que foram baseadas: possuem o mesmo tamanho e a mesma proporção.

Com os biomodelos, os profissionais da área médica podem planejar previamente as cirurgias com mais exatidão. O planejamento cirúrgico pode diminuir a duração da intervenção em 50%. Além da economia de tempo, os pesquisadores da Fatec pretendem comprovar que o uso de biomodelos reduz os custos dos procedimentos. O estudo será desenvolvido em parceria com o Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Serão analisadas e comparadas dez cirurgias bucomaxilofaciais, sendo cinco com a utilização de biomodelos. A estimativa é que as operações sejam realizadas no fim do primeiro semestre deste ano.

 

Tecnologia pode facilitar a vida de pacientes. Foto: divulgação / CPS

Tecnologia pode facilitar a vida de pacientes. Foto: divulgação / CPS

 

“Nosso objetivo é testar e expandir o uso da tecnologia tridimensional nos planejamentos de cirurgias. Queremos comprovar que os biomodelos são vantajosos e reduzem os custos para a rede de saúde”, explica o professor da Fatec e coordenador da pesquisa, Arthur Vieira Netto Jr. “O uso de biomodelos vai permitir atender mais pacientes em menos tempo, com mais qualidade e menos recursos públicos”, acredita o cirurgião-dentista do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Geraldo Prestes de Camargo Filho, especializado em cirurgia bucomaxilofacial.

Artigos de luxo

O grupo de pesquisadores da Fatec, formado por Luiz Carlos Rosa, Edemir Celso Mantovani, Francisco Toti, Laísa Cristina Durão Luz, Caio Stefanelli Mascarenhas, Paulo Jose Bálsamo e Luiz Pagin, também trabalha em associação com a empresa Flexbras – que integra a incubadora do Parque Tecnológico de Sorocaba – para produzir impressoras 3D a um custo mais baixo. Hoje, o planejamento cirúrgico antecipado e a construção de biomodelos para os hospitais públicos ainda são vistos como artigos de luxo, restrito aos grandes centros de pesquisa e hospitais particulares.

“Queremos tornar essa tecnologia mais acessível, ajudando as pessoas”, afirma a aluna do curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Fatec, Laísa Cristina Durão Luz.


Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em mais 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 208 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 75 mil.

Ilustração: Cruz Vermelha Brasileira | aloart+

Ilustração: Cruz Vermelha Brasileira | aloart+

Leia mais sobre
TECNOLOGIA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*