Amais e Sampaio Moreira revivem tradição das festas juninas do bairro pelo Bem


Terça-feira, 17 de maio de 2016 às 15h15 - atualizado segunda-feira, 30 de maio às 20h

A ONG AMAIS já tem uma longa caminhada em prol da solidariedade e no cuidado com o outro há mais de 10 anos e seu slogan é “Fazer o Bem sem Ver a Quem”.

Gerson Soares

O lema acima se enraizou desde o início das atividades da Organização Não Governamental (ONG) Amais em 2008, sob a direção de Silmara Carratú que preside a entidade e nos conta um pouco dessa trajetória até chegar à Festa Junina que será realizada nos dias 25 e 26 de junho em prol da comunidade do Pau Queimado, localizada entre os bairros do Tatuapé e Penha. O evento acontecerá na sede do Esporte Clube Sampaio Moreira. Antes dessa, outra ação importante da entidade filantrópica já está marcada para o final deste mês de maio.

 

Casamento caipira em 1958, quando "os noivos se casaram no E. C. Sampaio Moreira": Foto: arquivo ECSM

Casamento caipira em 1958, quando "os noivos se casaram no E. C. Sampaio Moreira": Foto: arquivo ECSM

 

“Há três anos cadastramos 250 famílias da comunidade do Pau Queimado e iniciamos um trabalho onde o principal objetivo é criar possibilidades aos que atendemos. Achei que poderíamos ser um diferencial na vida daquelas crianças que estão tão vulneráveis ao crime, às drogas, a ausência da escola”, fala a presidente da entidade.

No próximo dia 29, haverá uma ação na própria comunidade, quando vários serviços serão levados para lá com o objetivo da melhora da qualidade de vida dos moradores, onde um incêndio em 2012, deixou muitos desabrigados e a carência é muito grande. A comunidade do Pau Queimado fica próxima à ponte Aricanduva e a Rua Hely Lopes Meirelles.

“Daí nesse lugar os eventos serem mais constantes. No inicio do ano distribuímos material escolar, incentivando a ida para a escola. Em maio, a ‘Ação Social de Bem com a Vida’, onde colocamos vários serviços à disposição das pessoas, como corte de cabelo, aferição de pressão e muito mais. Em setembro fazemos o ‘Todo dia é dia de Alegria’, uma festa para as crianças. O ‘Natal Solidário’, acontece em dezembro”.

 

Barraca das fogazzas numa das festas juninas realizadas no início dos anos 2000. Foto: arquivo ECSM

Barraca das fogazzas numa das festas juninas realizadas no início dos anos 2000. Foto: arquivo ECSM

 

Festa Junina

De acordo com Silmara, filha do querido Carratú do Sampaio Moreira, a parceria com clube vem de longa data e não poderia ser diferente, já que ela cresceu vendo os eventos, bailes e festas do qual o pai era um dos organizadores. “Graças a essa parceria passamos a ter um local para desenvolver nossos projetos solidários”, conta Silmara.

Festas juninas no bairro: leia em "Amais e Sampaio Moreira revivem tradição das festas juninas do bairro pelo Bem. Imagem: divulgação / AMAIS

Festas juninas no bairro: leia em "Amais e Sampaio Moreira revivem tradição das festas juninas do bairro pelo Bem. Imagem: divulgação / AMAIS

Nos dias 25 e 26 de junho, haverá uma grandiosa festa junina para reviver o passado e valorizar o presente, sendo que antes a diversão se tornou uma tradição do bairro e hoje, aliada à boa vontade das pessoas, a renda pode ser aproveitada para ajudar os mais necessitados. “Essa festa tem tradição neste clube, terá tudo do que é típico e ainda será solidária”, exalta.

Para participar basta levar 1 kg de alimento não perecível e os fundos arrecadados com a venda das comidas, bebidas e brincadeiras da festa, serão destinados ao Natal Solidário das famílias da comunidade. “Esperamos muito que a vizinhança do clube abrace a causa e participe. Permitam-se relembrar e saborear o delicioso quentão do saudoso Carratú, assim como outros tão gostosos e antigos sabores que embalam essas festas típicas”, convida a Amais.

A Festa Junina começará a partir das 14h no sábado e domingo, e será totalmente revertida para cumprir ações do bem. Silmara se entusiasma com o trabalho que vem desenvolvendo na verdade há mais de 10 anos e diz que lhe dá um prazer enorme ajudar o próximo. No entanto, ela mesma precisa pedir ajuda para muita gente, a fim de conseguir doações e cumprir com a ação do jeito que imagina.

“Nosso objetivo principal é ‘fazer o bem sem ver a quem’, tanto que essa frase virou lema. Mas gosto de dizer que quero gerar possibilidades aos menos favorecidos. Atendemos crianças, jovens e idosos, mas como não temos sede, os trabalhos em forma de eventos, são realizados nos próprios lugares onde estão as pessoas. Como exemplo posso citar o Nosso Lar, de crianças carentes; o Pró Mais Vida, de idosos e o AME de adultos deficientes. Fazemos campanhas de arrecadação e levamos aos lugares passando um dia diferente com os internos”, explica. “Fazer o bem para os outros, faz muito mais bem a mim mesma”, resume.


Veja outras imagens interessantes que separamos das tradicionais
festas juninas do E.C. Sampaio Moreira


Serviço:

Festa Junina da ONG Amais
Tradição do E.C. Sampaio Moreira
Dias 25 e 26 de junho a partir das 14 horas
Rua Vilela, 892 - Tatuapé - São Paulo
Informações pelos fones:
(11) 2296-6479
(11) 2092-6347
(11) 95489-9355 WhatsApp

Divulgação da Feira da Fraternidade do Grupo Socorrista Itaporã. Foto: divulgação

Divulgação da Feira da Fraternidade do Grupo Socorrista Itaporã. Foto: divulgação

Leia mais sobre
RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

Projeto Social Samurais da Leste: início do treino. Foto: aloimage

Projeto Social Samurais da Leste: início do treino. Foto: aloimage

Leia mais sobre
TATUAPÉ

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

2 Comentários

  1. Parabéns a todos da Ong AMAIS, por este lindo trabalho!

    Envie uma Resposta
    • alotatuape

      Olá Alessandra, agradecemos o seu comentário, seja bem-vinda!

      Envie uma Resposta

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*