Amais e Sampaio Moreira revivem tradição das festas juninas do bairro pelo Bem


Terça-feira, 17 de maio de 2016 às 15h15 - atualizado segunda-feira, 30 de maio às 20h

A ONG AMAIS já tem uma longa caminhada em prol da solidariedade e no cuidado com o outro há mais de 10 anos e seu slogan é “Fazer o Bem sem Ver a Quem”.

Gerson Soares

O lema acima se enraizou desde o início das atividades da Organização Não Governamental (ONG) Amais em 2008, sob a direção de Silmara Carratú que preside a entidade e nos conta um pouco dessa trajetória até chegar à Festa Junina que será realizada nos dias 25 e 26 de junho em prol da comunidade do Pau Queimado, localizada entre os bairros do Tatuapé e Penha. O evento acontecerá na sede do Esporte Clube Sampaio Moreira. Antes dessa, outra ação importante da entidade filantrópica já está marcada para o final deste mês de maio.

 

Casamento caipira em 1958, quando "os noivos se casaram no E. C. Sampaio Moreira": Foto: arquivo ECSM

Casamento caipira em 1958, quando "os noivos se casaram no E. C. Sampaio Moreira": Foto: arquivo ECSM

 

“Há três anos cadastramos 250 famílias da comunidade do Pau Queimado e iniciamos um trabalho onde o principal objetivo é criar possibilidades aos que atendemos. Achei que poderíamos ser um diferencial na vida daquelas crianças que estão tão vulneráveis ao crime, às drogas, a ausência da escola”, fala a presidente da entidade.

No próximo dia 29, haverá uma ação na própria comunidade, quando vários serviços serão levados para lá com o objetivo da melhora da qualidade de vida dos moradores, onde um incêndio em 2012, deixou muitos desabrigados e a carência é muito grande. A comunidade do Pau Queimado fica próxima à ponte Aricanduva e a Rua Hely Lopes Meirelles.

“Daí nesse lugar os eventos serem mais constantes. No inicio do ano distribuímos material escolar, incentivando a ida para a escola. Em maio, a ‘Ação Social de Bem com a Vida’, onde colocamos vários serviços à disposição das pessoas, como corte de cabelo, aferição de pressão e muito mais. Em setembro fazemos o ‘Todo dia é dia de Alegria’, uma festa para as crianças. O ‘Natal Solidário’, acontece em dezembro”.

 

Barraca das fogazzas numa das festas juninas realizadas no início dos anos 2000. Foto: arquivo ECSM

Barraca das fogazzas numa das festas juninas realizadas no início dos anos 2000. Foto: arquivo ECSM

 

Festa Junina

De acordo com Silmara, filha do querido Carratú do Sampaio Moreira, a parceria com clube vem de longa data e não poderia ser diferente, já que ela cresceu vendo os eventos, bailes e festas do qual o pai era um dos organizadores. “Graças a essa parceria passamos a ter um local para desenvolver nossos projetos solidários”, conta Silmara.

Festas juninas no bairro: leia em "Amais e Sampaio Moreira revivem tradição das festas juninas do bairro pelo Bem. Imagem: divulgação / AMAIS

Festas juninas no bairro: leia em "Amais e Sampaio Moreira revivem tradição das festas juninas do bairro pelo Bem. Imagem: divulgação / AMAIS

Nos dias 25 e 26 de junho, haverá uma grandiosa festa junina para reviver o passado e valorizar o presente, sendo que antes a diversão se tornou uma tradição do bairro e hoje, aliada à boa vontade das pessoas, a renda pode ser aproveitada para ajudar os mais necessitados. “Essa festa tem tradição neste clube, terá tudo do que é típico e ainda será solidária”, exalta.

Para participar basta levar 1 kg de alimento não perecível e os fundos arrecadados com a venda das comidas, bebidas e brincadeiras da festa, serão destinados ao Natal Solidário das famílias da comunidade. “Esperamos muito que a vizinhança do clube abrace a causa e participe. Permitam-se relembrar e saborear o delicioso quentão do saudoso Carratú, assim como outros tão gostosos e antigos sabores que embalam essas festas típicas”, convida a Amais.

A Festa Junina começará a partir das 14h no sábado e domingo, e será totalmente revertida para cumprir ações do bem. Silmara se entusiasma com o trabalho que vem desenvolvendo na verdade há mais de 10 anos e diz que lhe dá um prazer enorme ajudar o próximo. No entanto, ela mesma precisa pedir ajuda para muita gente, a fim de conseguir doações e cumprir com a ação do jeito que imagina.

“Nosso objetivo principal é ‘fazer o bem sem ver a quem’, tanto que essa frase virou lema. Mas gosto de dizer que quero gerar possibilidades aos menos favorecidos. Atendemos crianças, jovens e idosos, mas como não temos sede, os trabalhos em forma de eventos, são realizados nos próprios lugares onde estão as pessoas. Como exemplo posso citar o Nosso Lar, de crianças carentes; o Pró Mais Vida, de idosos e o AME de adultos deficientes. Fazemos campanhas de arrecadação e levamos aos lugares passando um dia diferente com os internos”, explica. “Fazer o bem para os outros, faz muito mais bem a mim mesma”, resume.


Veja outras imagens interessantes que separamos das tradicionais
festas juninas do E.C. Sampaio Moreira


Serviço:

Festa Junina da ONG Amais
Tradição do E.C. Sampaio Moreira
Dias 25 e 26 de junho a partir das 14 horas
Rua Vilela, 892 - Tatuapé - São Paulo
Informações pelos fones:
(11) 2296-6479
(11) 2092-6347
(11) 95489-9355 WhatsApp

Divulgação da Feira da Fraternidade do Grupo Socorrista Itaporã. Foto: divulgação

Divulgação da Feira da Fraternidade do Grupo Socorrista Itaporã. Foto: divulgação

Leia mais sobre
RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

Projeto Social Samurais da Leste: início do treino. Foto: aloimage

Projeto Social Samurais da Leste: início do treino. Foto: aloimage

Leia mais sobre
TATUAPÉ

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

2 Comentários

  1. Parabéns a todos da Ong AMAIS, por este lindo trabalho!

    Envie uma Resposta
    • alotatuape

      Olá Alessandra, agradecemos o seu comentário, seja bem-vinda!

      Envie uma Resposta

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*