Após a Copa dos humanos, vem a Robocup

 

 

Sexta-feira, 27 de junho de 2014 às 10h39

Paraíba sedia copa do mundo de futebol de robôs

Agência FAPESP – Uma semana depois de encerrada a Copa do Mundo de Futebol no Brasil terá início em João Pessoa, na Paraíba, outro torneio internacional de futebol, só que dessa vez de robôs.

Entre 19 e 25 de julho, participantes de mais de 45 países trarão ao país robôs dotados de inteligência artificial para disputar a RoboCup, um dos principais eventos de tecnologia do mundo. Nas partidas de futebol, participarão robôs livres de controle remoto, que deverão obedecer as regras de um jogo convencional, com dois tempos, marcação de gols e até cobrança de lateral. Haverá um juiz humano, que poderá ser auxiliado por um juiz robô.

 

Robocup acontecerá na Paraíba, entre os dias 19 e 25 de julho. É a primeira vez que o evento ocorre na América Latina, onde participantes de 45 países estarão reunidos. Foto: Robocup/Divulgação

Robocup acontecerá na Paraíba, entre os dias 19 e 25 de julho. É a primeira vez que o evento ocorre na América Latina, onde participantes de 45 países estarão reunidos. Foto: Robocup/Divulgação

 

A RoboCup é organizada anualmente desde 1997 por professores voluntários do mundo todo. A primeira edição ocorreu em Nagoya, no Japão. Um dos objetivos dos organizadores, no longo prazo, é formar em 2050 um time de futebol composto por robôs humanoides e totalmente autônomos que jogue com a equipe humana campeã da Copa do Mundo – e vença.

O torneio inclui, além de disputas futebolísticas, competições em outras categorias, como a “Rescue”, na qual são apresentados robôs projetados para substituir humanos em situações de resgate arriscadas. Em 2011, após o acidente nuclear de Fukushima, por exemplo, foram usados esses tipos de robôs. Na categoria @Home, participam os robôs que desempenham atividades domésticas. Há ainda uma modalidade industrial, para tarefas logísticas.

A programação contará com oficinas de robótica voltadas a professores da rede pública de ensino, demonstrando como robôs podem ser usados em sala de aula para despertar os alunos para a ciência. No último dia do evento, haverá um simpósio, no qual serão apresentados trabalhos acadêmicos. O cientista australiano Rodney Brooks, professor emérito do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e fundador da empresa iRobot, proferirá uma palestra.

A RoboCup 2014 ocorrerá no centro de convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na Rodovia PB-008, km 4.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*