As transformações urbanas da cidade de São Paulo


Domingo, 16 de agosto de 2015, às 11h16


Até o final do século 19, a cidade de São Paulo ainda apresentava traços coloniais, tanto na arquitetura como no traçado urbano. A introdução da cafeicultura em terras paulistas e a chegada de milhares de imigrantes na cidade foram decisivas para alterar esse panorama.

Fundação Energia e Saneamento | Fotos acervo FES

São diversas as iniciativas que marcam as mudanças da São Paulo de 1890, que possuía 65 mil habitantes, para a de 1940, com 1,3 milhão de pessoas. Em menos de um século, a cidade passou a receber diversos investimentos em infraestrutura e foi testemunha da inauguração de uma estrada de ferro e linhas de bonde, da implantação de iluminação pública, de obras de pavimentação, além da efetivação de um plano de abastecimento de água e disposição de esgotos, com a construção de represas, reservatórios e estações elevatórias, entre outras ações.

 

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

A foto de 1900 revela o Largo de São Bento com a antiga capela do mosteiro, ainda em estilo colonial – mais tarde, a igreja seria reformada em estilo gótico. Na imagem vê-se poste de iluminação a gás e passageiros à espera do bonde elétrico. Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

 

Com um importante acervo que registra essas mudanças, a Fundação Energia e Saneamento lançou há dois anos, o livro de fotografias Transformações Urbanas: São Paulo 1893 − 1940. A obra, que celebrou os 15 anos da instituição, traz textos de especialistas, 179 fotos históricas e propõe um passeio por uma São Paulo antiga, evidenciando como as obras de infraestrutura foram decisivas para a sua transformação.

Veja aqui algumas dessas imagens, de Guilherme Gaensly, Pierre Doumet e Hugo Zanella. O livro traz ainda fotos inéditas de Raul de Almeida Prado.


 

 

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

 

Conhecida como “Usina”, a Estação Elevatória de Esgotos da Ponte Pequena era responsável por levar os esgotos do Brás e da Mooca ao rio Tietê. Durante a década de 1890, a rede de esgotos da cidade começou a ser estendida para todas as áreas povoadas. Foto de 1901. Acervo Memória Sabesp.

 

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

 

O antigo Viaduto do Chá em 1910; à direita, o Teatro São José, demolido em meados da década de 1920 para a construção do prédio Alexander Mackenzie; ao fundo, à direita, o Grande Hotel Rotisserie Sportsman, um dos primeiros hotéis de luxo da cidade que deu lugar ao edifício que hoje abriga a Prefeitura de São Paulo; e à esquerda do viaduto, o Automóvel Clube, demolido.

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

 

Fachada do Jockey Club de São Paulo, na Rua Bresser, na Mooca, após ser atingido por bombardeios durante a Revolução de 1924. Fundado em 1875, o Jockey foi o ponto de decolagem do primeiro vôo sem escalas entre São Paulo e Rio de Janeiro, realizado pelo comandante Edu Chaves em 6 de julho de 1914. Em 1941, o clube mudou−se para o bairro de Cidade Jardim.

 

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

 

Rio Pinheiros em sua configuração natural, antes de ser retificado por conta das intervenções realizadas pelo Projeto da Serra, empreendimento da Light da década de 1920. O projeto integrou grandes obras com o objetivo de captar água para gerar energia na Usina Henry Borden, em Cubatão (SP).

Hotéis italianos no Largo do Brás. Na capital, além do Brás, os bairros do Bixiga e Mooca eram redutos da colônia italiana em São Paulo. 26/8/1900.  Guilherme Gaensly

Hotéis italianos no Largo do Brás. Na capital, além do Brás, os bairros do Bixiga
e Mooca eram redutos da colônia italiana em São Paulo. 26/8/1900.
Guilherme Gaensly

Leia mais sobre
HISTÓRIA DE SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*