Audiência Pública debate o Parque Minhocão

Terça-feira, 9 de setembro de 2014, às 16h28


A notícia foi divulgada ontem pela Câmara. Aos domingos, população já utiliza viaduto como área de lazer.

Alô São Paulo, com informações da redação da CMSP

A noite desta terça-feira (9) promete esquentar e não será apenas pelo calor que aumenta na cidade. À partir das 19 horas, a Câmara Municipal de São Paulo promove uma audiência pública, através da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) para debater o Projeto de Lei (PL) 10/2014, que prevê a transformação do Elevado Costa e Silva, muito mais conhecido como Minhocão, em um parque.

O projeto já se torna polêmica antes mesmo do início, pois coloca de um lado o interesse dos proprietários particulares de automóveis – marginalizados pela atual gestão da Prefeitura de São Paulo que prioriza o coletivo. São milhares de motoristas que utilizam o elevado para se locomover, praticamente como única alternativa entre a zona Leste e Centro, até a Água Branca e parte da zona Oeste da cidade. De outro, moradores que desejam ter um pouco de paz e silêncio, atormentados que estão pelo trânsito intenso que passa ao lado das suas janelas, mesmo com a restrição noturna atual. Muitos deles, provavelmente residindo no local desde as obras do Elevado Costa e Silva.

De autoria de diversos vereadores, a proposta prevê a restrição gradual ao tráfego de veículos no extenso viaduto, que seria transformado completamente em um parque quatro anos após a sanção da lei. Atualmente, o Minhocão fica fechado para o tráfego aos domingos, quando é utilizado pelos moradores da região como área de lazer.

Na justificativa do projeto, os parlamentares afirmam que “há mais de 40 anos a população que vive no entorno do Elevado Costa e Silva sofre transtornos severos causados pela poluição sonora e atmosférica advindas dos veículos motorizados que passam diariamente pela via elevada”.

No documento, eles ponderam que a intensificação dos investimentos no transporte público na região, realizada nos últimos anos, torna totalmente viável a desativação gradual do elevado.

Em julho, a revista Apartes, da Câmara Municipal, fez uma reportagem sobre o projeto. Confira a matéria.

Serviço:
Audiência pública sobre o PL 10/2014
Data: terça-feira (9/9)
Horário: 19h
Local: Sala Tiradentes – Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100, Centro)

Elevado Costa e Silva, o Minhocão, em debate hoje (9) à noite na Câmara Municipal de São Paulo. Foto: Carlos Severo / Fotos Públicas

Elevado Costa e Silva, o Minhocão, São Paulo. Foto: Carlos Severo / Fotos Públicas

Elevado Costa e Silva, o Minhocão, São Paulo. Foto: Carlos Severo / Fotos Públicas

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*