Avenida Paulista será aberta a partir das 13 horas neste domingo


Quarta-feira, 21 de outubro de 2015, às 18h14


Depois da decisão de abrir a avenida para o lazer ou fechar para os veículos – existem essas duas interpretações conforme os interesses –, excepcionalmente neste domingo, o lazer na mais paulista das avenidas começa a tarde.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo divulgou nesta terça-feira (20), que devido à prova do ENEM, que acontece no final de semana, a Avenida Paulista só será aberta a partir das 13h neste domingo (25). A ciclovia e a ciclofaixa de lazer funcionarão normalmente.

 

Avenida Paulista. Foto: André Tambucci / Fotos Públicas

Avenida Paulista. Foto: André Tambucci / Fotos Públicas

 

A polêmica medida, que começou a vigorar no final de semana passado, interdita o acesso aos veículos todos os domingos das 9h às 17h. O órgão municipal entrou em acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), que chegou a questionar a decisão do Prefeito, mas a Avenida Paulista será aberta para pedestres, ciclistas e demais usuários entre a Praça Osvaldo Cruz e a Rua da Consolação, em ambos os sentidos.

“Em função do Enem, nós devemos abri-la simultaneamente ao fechamento dos portões do exame. Às 13h os portões se fecham e nós vamos abrir a avenida para os pedestres e ciclistas, porque há alguns locais de prova que são ali no entorno. Então, para facilitar, às 13h a gente começa as atividades de lazer”, afirmou o prefeito Fernando Haddad na manhã de ontem (20).

A CET ficará responsável pelo trabalho operacional do trânsito na região para garantir o fluxo viário e a segurança dos moradores e pedestres. A travessia da região da Bela Vista e Cerqueira César para os Jardins, e vice-versa, poderá ser realizada pela Rua da Consolação, Avenida Brigadeiro Luís Antonio e Rua Treze de Maio.

Ainda quanto ao acordo com o MPSP, o acesso dos moradores locais às suas residências fica garantido, tanto para sair quanto para entrar, além do acesso a todos os hospitais da região. Os moradores serão acompanhados por agentes da CET até a primeira esquina onde possa haver a conversão e terão que respeitar a velocidade máxima de 10 km/h. Com relação aos hospitais, a maioria dos acessos será por ruas transversais. O Hospital Santa Catarina e o Clube Homs, terão faixas de acesso exclusivas.

A Paulista é a primeira entre as demais ruas que deverão ser abertas aos domingos. A previsão é que outras vias em regiões periféricas, que estão em processo de audiência pública, também tenham uma rua para lazer aos domingos.

Saiba mais sobre ROTAS, SERVIÇOS, TRANSPORTE COLETIVO

Rotas alternativas

Com as interdições previstas a partir das 13h, serão orientados os seguintes caminhos alternativos:

Avenida Paulista (Sentido Paraíso/Consolação): Avenida Bernardino de Campos, Rua Treze de Maio, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos e Rua da Consolação.

Avenida Paulista (Sentido Consolação/Paraíso): Alameda Santos.

Faixas de serviços

Também serão ativadas faixas de serviços aos motoristas nos seguintes locais:

Hospital Santa Catarina: Avenida Paulista (Sentido Paraíso/Consolação), no trecho entre a Rua Treze de Maio e Rua Teixeira da Silva.

Club Homs: Avenida Paulista (Sentido Consolação/Paraíso), no trecho entre a Alameda Joaquim Eugênio de Lima e Avenida Brigadeiro Luís Antônio.

Hotel Ibis: Avenida Paulista (Sentido Consolação/Paraíso), no trecho entre a Rua Bela Cintra e Rua Haddock Lobo.

Hotel Meliá: Rua Augusta (Sentido Centro-Bairro), entre o número 1.806 e a Alameda Santos.

Conjunto Nacional: Rua Padre João Manuel, com saída para a Alameda Santos.

Edifício Milan e Saint Honoré: Avenida Paulista (Sentido Consolação/Paraíso), entre a Rua Pamplona e Alameda Campinas.

Transporte coletivo

Conforme informado pela Prefeitura, os ônibus que utilizam a Avenida Paulista como itinerário deverão seguir as rotas alternativas, destacadas acima.

Os ônibus que utilizam Avenida Brigadeiro Luís Antônio não sofrerão alteração, tendo em vista que este cruzamento estará aberto para cruzar a Avenida Paulista.

Equipe operacional

A operação de trânsito será monitorada por dois gestores e 28 agentes de campo, que serão responsáveis pela execução dos bloqueios, monitoramento, liberação das vias no final da tarde, operação nos principais pontos de bloqueios e corredores alternativos.

Além disso, serão utilizados 200 cavaletes, 21 faixas/banners de orientação aos usuários da região e ao público, 30 supercones e 10 rolos de fitas.

Recomendações ao público

Utilize o transporte público (metrô / ônibus / táxi), pois a oferta de estacionamento na região é restrita, informam os operadores.

Os ônibus serão desviados para a Alameda Santos e Rua São Carlos do Pinhal. Acesse o site da SPTrans para mais informações sobre as linhas e itinerários que transitam na região.

A Prefeitura ainda orienta os motoristas para respeitar a sinalização de trânsito; não estacionar em locais canalizados com cones e cavaletes; não transpor bloqueio (sujeito ao enquadramento 606-81, artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro: “transpor bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivo auxiliares” é infração grave, com ônus de 5 pontos na Carteira de Habilitação).

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas. Em caso de necessidade fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Semana da Mobilidade e Dia Mundial sem Carro em SP. Na imagem ciclista na Avenida Paulista. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Semana da Mobilidade e Dia Mundial sem Carro em SP. Na imagem ciclista na Avenida Paulista. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Leia mais sobre
MOBILIDADE URBANA

 

São Paulo concentrou capacidades de comando sem perder completamente a produção industrial. Foto: Leo Ramos

São Paulo concentrou capacidades de comando sem perder completamente a produção industrial. Foto: Leo Ramos

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*