Baixe grátis o livro Jardim das Brincadeiras

Gafanhoto feito com palha, uma das possibilidades de criação do livro. Foto: Divulgação

Capa do livro Jardim das Brincadeiras. Baixe gratuitamente clicando no botão abaixo.

Quinta-feira, 10 de julho de 2014 às 19h42


Olhar para as formas da natureza gera algo diferente em sua percepção? Do que você mais gostava de brincar? Pensando nessas questões, Guilherme Blauth formulou uma encantadora publicação, na qual sugere exercícios de percepção e de diversão, através do contato com jardins, plantas, insetos e animais em geral.

“Nascem brincadeiras quando contemplamos folhas, cipós, sementes, flores e percebemos suas formas, movimentos e suas relações com os animais e com outros elementos da natureza”, explica o autor, acrescentando que seu livro é para quem tem o desejo de se espantar.

As atividades sugeridas são divididas em brincadeiras do ar, da água, da terra e do fogo. Entre as primeiras, estão o catavento, feito com folha da árvore jambolão e uma vareta; a peteca, feita com palha do milho; e o giroscóptero formado pela semente de tipuana, que rodopia ao ser lançada no ar.

Na segunda seção, Blauth ensina a encontrar um tobogã na terra, descer um morro sobre folhas grandes ou a atirar em um alvo com carrapichos lançados em um pedaço de tecido grosso.

As brincadeiras de água envolvem fazer as gotas percorrerem as folhas de um arbusto sem cair no chão; construir barquinhos com folhas e cascas ou mandalas com flores e água.

Já as atividades com o fogo pedem a supervisão de adultos e locais seguros para acontecerem. Entre elas, formar tochas com cachos de gramíneas.

Por último, o autor mostra como fazer bonecos, bichos e monstros, com materiais naturais diversos, como o gafanhoto da foto acima, feito com palha seca; ou peixes com botões de flores e até um dragão com o cacho da bananeira.

Fonte: Comunidade Banco do Planeta, via Rebia
alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*