Baleia Azul, o gigante dos oceanos


Segunda-feira, 8 de junho de 2015, às 19h27


Em reconhecimento ao Dia Mundial dos Oceanos, a espécie de hoje é a Baleia azul (Balaenoptera musculus), a criatura mais maciça do mar – e acredita-se ser o maior animal que já viveu na Terra. As imagens são da comunidade EOL e foram publicadas pelo Smithsonian Institution dos EUA.

 

Baleia azul (Balaenoptera musculus) Whale Watching 28 de julho de 2010 fóruns de Morro Bay, Califórnia. Foto: “Mike” Michael L. Baird

Acima (no head) Baleia azul (Balaenoptera musculus) Whale Watching 28 de julho de 2010 fóruns de Morro Bay, Califórnia. Nesta outra imagem é possível observar o dorso escuro e os jatos lançados ao ar pelos gigantes. Fotos: “Mike” Michael L. Baird.

 

Wikipedia – A baleia-azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho pertencente à subordem Mysticeti dos cetáceos. Com até 30 m de comprimento e mais de 180 t de peso, elas são os maiores animais que alguma vez existiram.

Longo e esguio, o corpo das baleias-azuis apresenta seu dorso em diferentes tons azuis-acinzentados, enquanto que seu ventre é geralmente mais claro. Como é o caso das outras espécies pertencentes à subordem Mysticeti, a dieta das baleias-azuis consiste quase que exclusivamente de pequenos crustáceos conhecidos como krill, os quais filtram da água do mar usando lâminas córneas em sua cavidade bucal. Porém, elas também podem se alimentar de pequenos peixes e lulas.

 

Baleia azul (Balaenoptera musculus), alimentação estocada e levantando Peitoral Flipper (nadadeira peitoral) no ar. Foto: “Mike” Michael L. Baird

Baleia azul (Balaenoptera musculus), alimentação estocada e levantando Peitoral Flipper (nadadeira peitoral) no ar. Foto: “Mike” Michael L. Baird

 

As baleias-azuis eram, até o início do século 20, abundantes em quase todos os oceanos da Terra. Caçadas por mais de um século, foram levadas à beira da extinção pelos baleeiros, até tornarem-se objeto de mecanismos de proteção adotados pela comunidade internacional em 1996. Um relatório de 2002 estimou que existam de cinco a doze mil baleias-azuis ao redor do mundo, distribuídas em pelo menos cinco agrupamentos.

 

Comparação entre a maior baleia, o menor golfinho (Baleia Azul e Hector Dolphine) e um ser humano, de acordo com o desenhista de T. Bjornstad.

Comparação entre a maior baleia, o menor golfinho (Baleia Azul e Hector Dolphine) e um ser humano, de acordo com o desenhista de T. Bjornstad.

 

A nadadeira dorsal das baleias-azuis é pequena, visível apenas por um curto período de tempo, enquanto mergulham. Através de seu espiráculo, elas podem produzir jatos de água de até 9 m de altura. O volume de seus pulmões pode chegar a 5 000 ℓ. Elas também são os animais mais ruidosos do mundo, podendo emitir sons que atingem os 188 dB — mais fortes que o som de um avião a jato — e que podem ser ouvidos a mais de 800 km de distância.

 


Leia mais sobre os Oceanos

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*