Carros antigos: Benz divulga a primeira van do mundo

A van Benz, provavelmente o primeiro carro de entrega do mundo. Foto: Louwman Museum. Coleção Louwman/Divulgação

 

 

Conheça outra raridade

Domingo, 24 de agosto de 2014 às 12h46


Edição: Alô São Paulo

Museu Louwman – Localizado na cidade de Haia, na Holanda. O museu e a Coleção Louwman promovem e alugam o sofisticado espaço para eventos e reuniões, criando um clima diferente e paisagens antigas ou mais modernas e requintadas, onde os modelos da coleção são as estrelas. Hoje, iremos conhecer a história de mais uma dessas raras preciosidades automobilísticas do ano de 1894.

BENZ
3-HP NO.1 IDEAL VAN

Provavelmente, esta seja a primeira van de entrega em todo o mundo. Transformar um carro em um veículo comercial foi uma progressão lógico. O princípio era muito simples: foi colocado no topo do modelo padrão Benz, um contêiner para mercadorias desmontável. Neste caso, é uma caixa de madeira que foi usada por uma empresa de Rotterdam no ramo de lavanderia. Este veículo foi criado em 1864 para pegar a roupa suja e depois voltar as camisas e ternos recém-engomados para os clientes.

Na época, o negociante de Londres Benz Henry Hewetson divulgava as vans de entrega, salientando que eles eram os veículos perfeitos para expandir as atividades de negócios. Segundo ele, também oferecendo uma forma eficaz de anunciar a própria empresa, como mostra o letreiro deste modelo número 1.

Em 1894, o Benz Velo No.1 foi o menor modelo no catálogo Benz: Leve, rápido, confiável e acessível. E excepcionalmente bom em escalar montanhas. “Esta van Benz também está equipada com um braço de escora para montanha”. O dispositivo consistia numa barrra atrás da roda traseira que poderia ser usada na subida de um morro, a fim de evitar que o carro deslizasse para trás.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*