Brasil e Japão firmam acordo em infraestrutura


Quinta-feira, 19 de outubro de 2016, às 12h49

 

Em encontro com primeiro-ministro japonês, Temer afirmou que Brasil vive momento de recuperação econômica e que esse momento passa, necessariamente, por mais investimentos estrangeiros.

Depois do encontro com o bloco de paises que formam os chamados BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), onde relançou a parceria estratégica com a Índia, firmando acordos em farmacêutica e agropecuária, o presidente Michel Temer partiu para o Japão. “O Brasil está sendo muito ágil nessas ações internacionais para incrementar o comércio internacional e também atrair investimentos. (...) A vinda do presidente Temer aqui foi fundamental para esclarecer as mudanças que o Brasil está propondo e as grandes oportunidades que o Brasil tem de investimentos, não só na infraestrutura, mas de investimentos visando o consumo, o mercado interno e também como plataforma de exportação para a América Latina”, declarou ontem (19) no Japão, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, que acompanha a comitiva presidencial, após o encontro de empresários japoneses e brasileiros. Leia a notícia completa.

 

Presidente Michel Temer durante encontro com Sua Majestade o Imperador Akihito.  Há 11 anos um presidente brasileiro não visitava o país. (Tóquio - Japão, 19/10/2016) Foto: Beto Barata/PR

Presidente Michel Temer durante encontro com Sua Majestade o Imperador Akihito. Há 11 anos um presidente brasileiro não visitava o país. (Tóquio - Japão, 19/10/2016) Foto: Beto Barata/PR

 

O presidente da República, Michel Temer, reuniu-se com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, nesta quarta-feira (19), em Tóquio, como parte da visita oficial ao país asiático. Na ocasião, foi assinado um Acordo de Cooperação Para a Promoção de Investimentos em Infraestrutura. Após o encontro, os dois líderes fizeram uma declaração à imprensa.

Durante a coletiva, Temer afirmou que conversou com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, sobre as prioridades do Brasil com a retomada do crescimento e a geração de empregos e que os investimentos japoneses são bem-vindos neste novo momento.

“Registrei que estamos consolidando, no Brasil, um ambiente de segurança jurídica e de previsibilidade reguladora, sempre muito conscientes de que a recuperação da economia brasileira passa por mais investimentos estrangeiros, por mais comércio exterior, especialmente pelo investimento japonês.”

Michel Temer ressaltou que existem quase 700 empresas japonesas operando hoje no Brasil. A intenção, salientou o presidente, é atrair mais empreendedores, especialmente em setores como ciência, tecnologia e infraestrutura. “Nós identificamos, entre os empresários japoneses, forte interesse em vários projetos do nosso Plano de Parcerias de Investimentos, com ênfase na área da infraestrutura.”

Acordo de Cooperação

Com o objetivo de ampliar a participação do capital japonês no Brasil e aprofundar as relações econômicas, embaixadores dos dois países assinaram um acordo de cooperação em infraestrutura.

Esse acordo prevê a criação de um grupo de trabalho para debater a parceria e inclui os setores de transporte e logística, tecnologia da informação e de comunicações e energia. A ideia é que os integrantes do grupo de trabalho se reúnam pelo menos uma vez por ano para implementar e discutir as ações previstas no convênio.

Temer tratou, ainda, com o primeiro-ministro japonês, do interesse do Brasil em diversificar a pauta de exportações, com o aumento da venda de bens com maior valor agregado.

O presidente brasileiro também manifestou a satisfação de passar ao Japão as bandeiras olímpica e paralímpica para os Jogos de Tóquio 2020.

Na avaliação do presidente, a viagem marca um fortalecimento da parceria estratégica global entre Brasil e Japão e a política externa, nas democracias, “deve estar a serviço dos valores e dos interesses da sociedade.” Temer disse ainda estar honrado por ter sido recebido pelo imperador Akihito. Esta é a primeira visita de um presidente brasileiro ao país em 11 anos.

Fonte: Portal Planalto

Temer: A recuperação da economia brasileira passa por mais investimentos estrangeiros

 

Em visita oficial à Argentina, o presidente brasileiro encontrou-se com Maurício Macri da Argentina em Olivos, na manhã de hoje (3). Foto: Beto Barata/PR

Em visita oficial à Argentina, o presidente brasileiro encontrou-se com Maurício Macri da Argentina em Olivos, na manhã de hoje (3). Foto: Beto Barata/PR

Leia mais sobre
ALÔ BRASIL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*