Brasileiro faz a reconstrução facial de Santo Antônio em 3D

Busto em tamanho real será impresso no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI), em Campinas (SP)

Portal Brasil – O rosto de uma das mais populares figuras do cristianismo passa por uma revisão com base numa tecnologia recente que vem acumulando aplicações. Um busto de Santo Antônio produzido em gesso com uma impressora tridimensional (3D), com traços destoantes dos que costumamos ver, será apresentado em Pádua (Itália), neste ano, oito séculos depois da morte do religioso.

Santo Antônio tem rosto recriado oito séculos depois com 3D.  Entrega do busto está marcada para 13 de junho, dia do santo, e a exibição ao público está prevista para novembro Divulgação/MCTI

Santo Antônio tem rosto recriado oito séculos depois com 3D.
Entrega do busto está marcada para 13 de junho, dia do santo, e a exibição ao público está prevista para novembro
Divulgação/MCTI

“As feições serão mais robustas que aquelas com as quais estamos acostumados”, adianta o artista incumbido da reconstrução facial, o mato-grossense Cícero Moraes. “A primeira coisa que vimos foi que o nariz não era fino nem pequeno. Além disso, os lábios eram grandes. Isso se afasta do usual em imagens religiosas, que costumam ser de traços finos, muitas vezes andróginos, infantis.”

O rosto em tamanho real será impresso no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI), em Campinas (SP). Um estudo já foi gerado e, após alterações, a peça definitiva deve estar concluída nas próximas semanas. A entrega ao Museu da Universidade de Pádua está marcada para 13 de junho, dia do santo, e a exibição ao público está prevista para novembro.

“A impressão propriamente dita é relativamente rápida. Um busto assim leva um dia para ficar pronto”, destaca o coordenador da Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D) do CTI, Jorge Vicente Lopes da Silva. “É como se você imprimisse centenas de folhas com as bordas coloridas.” As cores básicas, que se combinam, são vermelho, verde e azul (RGB, na sigla em inglês usada pelas gráficas em geral).

Modelagem

Cícero Moraes foi convidado para o projeto pelo grupo italiano de arqueologia Arc-Team, com o qual já colaborava e que recebeu a encomenda do museu. “O pessoal da Itália me mandou o crânio digitalizado. A imagem digital foi gerada a partir de fotos da réplica em bronze do crânio, produzida em 1981”, conta. “Aí, fui criando os músculos, fazendo a modelagem anatômica com o programa computacional Blender.”

Ele explica que esse preenchimento parte de tabelas de profundidade de tecido baseadas em numerosos padrões étnicos – no caso, foram usadas as medidas de caucasianos europeus – que, por sua vez, compilam medições feitas em cadáveres desde o fim do século 19. Para a pele e a indumentária, pinturas e relatos foram as referências. A barba rala se baseou em quadros do pintor Giotto, que nasceu algumas décadas depois da morte do santo.

Santo Antônio de Lisboa

Um dos principais nomes do catolicismo, Santo Antônio de Lisboa (ou de Pádua) nasceu na capital portuguesa em 1191 ou 1195, e seu nome de batismo era Fernando. Morreu em 1231 na cidade italiana e foi canonizado um ano depois. Originalmente frade agostiniano, tornou-se depois franciscano.

Ficou conhecido pela erudição e pela defesa dos pobres e oprimidos, e é considerado autor de vários milagres. Muitos fiéis recorrem a ele como casamenteiro. Seus restos mortais estão desde 1263 na basílica, construída em sua homenagem.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*