Bromélias Gigantes do Brasil


Quarta-feira, 29 de outubro de 2014, às 16h29


Crowdfunding busca publicar livro com resultados de doutorado sobre bromélias.

O Brasil desempenha um papel fundamental na manutenção da biodiversidade da Terra, abrigando a maior floresta tropical do mundo, juntamente com muitos outros ambientes únicos. Os cientistas brasileiros têm sofrido e enfrentado uma luta pesada para conhecer e preservar a nossa biodiversidade. Ao formar novos botânicos, investir tempo e dinheiro em coletas no campo, treinar e incentivar a pesquisa colaborativa internacional estamos levando o Brasil a um dos países mais produtivos em conhecimento sobre a flora e a biodiversidade como um todo.

Fotoframe da apresentação de Leonardo Versieux, que  afirma que o livro trará descrições de espécies, mapas, fotografias e ilustrações científicas.

Fotoframe da apresentação de Leonardo Versieux, que afirma que o livro trará descrições de espécies, mapas, fotografias e ilustrações científicas.

Este livro é um testemunho desse processo. Faz parte dos resultados da tese de doutorado do primeiro autor, guiado pelas mãos e olhos experientes de Maria das Graças. Quando começaram em 2005, não mais de 18 espécies de Alcantarea eram conhecidas. Agora, o gênero totaliza quase 40 espécies. Novos dados sobre morfologia, evolução, ecologia, taxonomia, cultivo e conservação foram levantados, servindo não só aos autores, mas à toda a comunidade de pesquisadores de bromélias.

Este livro conta com cerca de 200 páginas em português e mais de 50 ilustrações e mapas com legendas em inglês. Reflete o cuidado no preparo de bons espécimes, já que são raros os corajosos que coletam e documentam a variabilidade de plantas grandes e difíceis de serem herborizadas como as bromélias-gigantes, do gênero Alcantarea. Poucos exemplares estavam disponíveis e completos para o estudo no início do projeto. Através de um intenso trabalho de campo, realização de medidas, fotografias e anotações detalhadas, várias espécies (algumas até então desconhecidas) foram registradas e documentadas nas coleções científicas de jardins botânicos e universidades. Juntamente com as belas ilustrações e chave de identificação, este é um livro que não deve faltar a nenhum colecionador, paisagista e interessados pelas bromélias em geral.

Ao longo do texto, os leitores vão ver que não só as áreas florestais brasileiras têm plantas bonitas e intrigantes. Os afloramentos rochosos apresentam espécies belíssimas, como as bromélias-gigantes. Os esforços dos autores para se conhecer melhor tais plantas certamente irão contribuir para a conservação das espécies.

Se você aprecia a natureza brasileira e quer ser parte do processo de documentação e conhecimento da nossa flora, faça parte deste projeto. Precisamos de colaboradores para tornar esta publicação algo real. Certamente sua ajuda irá contribuir para o conhecimento e conservação das bromélias-gigantes!

Bromélias Gigantes do Brasil

Leonardo Versieux

Publicado em 15/09/2014

Vídeo de divulgação da proposta do livro Bromélias Gigantes do Brasil, que apresenta o tratamento taxonômico do gênero Alcantarea.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*