Cadeiras de rodas com tecnologia e experiência brasileira

A VEMEX® iniciou os trabalhos em Tecnologia Assistiva a partir de um projeto pioneiro e inédito no mundo: o desenvolvimento de uma cadeira de rodas com amortecimento e sistema de controle eletrônico. Esse projeto foi suportado financeiramente quando recebeu a aprovação na chamada pública de Subvenção Econômica à Inovação 2008 da FINEP - Agência Brasileira da Inovação, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e, após dois anos do início, foi apresentado o primeiro protótipo funcional da cadeira de rodas com suspensão. O protótipo foi testado em laboratório com ensaio de fadiga de acordo com a norma ABNT NBR 7176 – CADEIRAS DE RODAS e em campo por dois cadeirantes.

Durante o desenvolvimento do projeto, a equipe de engenharia acompanhou de perto o cotidiano dos cadeirantes e descobriu que havia muitas dificuldades e ainda muito que poderia ser feito para ajudá-los. Apesar do protótipo funcional, a cadeira desenvolvida precisava ainda de um design arrojado, baixo peso, ser desmontável e possibilitar inúmeras regulagens propiciando fácil customização às necessidades de cada usuário. A partir dessas constatações, a empresa firmou parceria com o SENAI no programa de Inovação SP e em 2011 iniciou-se o desenvolvimento da segunda fase do projeto - aperfeiçoamento do protótipo através do projeto de um veículo que incluísse todos os requisitos supracitados e ainda novidades tecnológicas que ajudassem e facilitassem a vida dos cadeirantes no dia-a-dia.

Além do projeto da cadeira de rodas com suspensão semiativa, os engenheiros vislumbraram também a carência do mercado por uma cadeira de rodas rígida do tipo monobloco que atendesse a todas as expectativas dos cadeirantes e tenha o “algo a mais” - o diferencial em relação aos produtos existentes. Desse contexto de ideias inovadoras, projeto com apoio financeiro da FINEP, parceria com o SENAI, constatações feitas na prática pela equipe técnica da empresa com o acompanhamento, fornecimento de informações e feed-back direto dos parceiros cadeirantes, e após praticamente quatro anos de estudos e desenvolvimentos, “nasceu” formalmente em 2013 a empresa VEMEX® oferecendo ao mercado inicialmente dois modelos de cadeiras de rodas inovadoras: Strix – pantográfica com suspensão e Falco - monobloco rígida.

Os produtos VEMEX® estão sendo desenvolvidos por profissionais especializados nas áreas de engenharia, fisioterapia de reabilitação e com a participação de cadeirantes em todas as fases dos projetos para aprovação final em testes de campo na condição prática de funcionamento. Os testes de fadiga em laboratório são feitos na própria empresa e todo o material utilizado é selecionado de acordo com as especificações de projeto seguindo rigorosos padrões de qualidade. Trabalhamos com seriedade, determinação e força de vontade para levar acessibilidade às pessoas com deficiência de forma a torna-las cada vez mais independentes e livres para se locomoverem por qualquer lugar.

Fonte: VEMEX

Leia desde o começo

Cadeira de rodas modelo Strix da Vemex. Foto: Divulgação

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*