Cantinho das Plantas: o aromático e terapêutico Orégano

Orégano (Origanum vulgare): Orégãos em estado selvagem; secos, prontos para consumo. Em Portugal é chamado de Alcobaça. Foto: Júlio Reis / Wikimedia

Orégano (Origanum vulgare): Orégãos em estado selvagem; secos, prontos para consumo. Em Portugal é chamado de Alcobaça. Foto: Júlio Reis / Wikimedia


Segunda-feira, 25 de maio de 2015, às 10h11


O orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática. Muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo, suas folhas – considera-se que as secas dão mais sabor aos pratos – proporcionam um toque especial e mais aroma à culinária, também no Brasil.

Origem

Várias espécies do genêro Origanum são nativas do Mediterrâneo usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as várias espécies. Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostos fenólicos presentes em seus óleos aromáticos.

Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanoides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservá-los.

Inflorescência de orégano perto da aldeia de Humala, Estónia – país Báltico, localizado na Europa Setentrional. Foto: Ivar Leidus Wikimedia

Inflorescência de orégano perto da aldeia de Humala, Estónia – país Báltico, localizado na Europa Setentrional. Foto: Ivar Leidus Wikimedia

Utilização na culinária

Ingrediente insubstituível na culinária italiana, é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e nas pizzas. Associado ao manjericão, caracteriza a culinária italiana. Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confeção de caracóis, caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão. Sua utilização, ainda que em menor medida, também está presente nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.

Brasil

O orégano é utilizado de diversas formas e em abundância na cozinha brasileira, uma delas no preparo das pizzas. Mas o tempero tem muitas propriedades além das culinárias. Sedativo, antiespasmódico, antireumático, ele também age contra a insônia e problemas estomacais. Segundo o que apuramos, a planta também fornece alívio para dores musculares, indigestão, gases, cólicas e enjoos. Pode ser usado até como repelente de insetos. Formigas, por exemplo, não gostam dessa presença aromática. No Brasil, as folhas tenras do orégano também costumam ser utilizadas no preparo de chás, revelando propriedades terapêuticas.

Logicamente que sempre recomendamos a consulta ao médico antes de utilizar quaisquer plantas como remédio. Fora disso, o uso dessa especiaria como um bom tempero é sempre bem-vinda.

Wuara'ná, mais conhecido pelo nome popular de guaraná. Foto: Stock Photo

Wuara'ná, mais conhecido pelo nome popular de guaraná. Foto: Stock Photo

Leia mais sobre
CANTINHO DAS PLANTAS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*