Domingo, 18 de outubro de 2015, às 11h30


Museu Louwman | Edição: Alô São Paulo

Localizado na cidade de Haia, na Holanda, o Lowman Museum conta com um acervo de 254 carros, colecionados em 125 anos de atividades. Fundado em 1934, aos 81 anos possui uma coleção espetacular de carros que abrange desde os primeiros modelos criados a partir de 1886 até 2013.

Hoje, iremos conhecer a história de uma lenda do automobilismo mundial.

LANCIA D23 SPYDER PININ FARINA

Este Lancia D23 ficou em segundo lugar na sua corrida de estreia no Grande Prêmio de Monza graças ao piloto de corridas Felice Bonetto.

A equipe de corrida Lancia entrou com cinco carros na árdua corrida Carrera Panamericana que aconteceu no México: dois D23s, este para Bracco e outro para Castellotti, e três novos D24s para Fangio, Bonetto e Taruffi. Durante a quarta etapa Bonetto teve um acidente com o carro e isto lançou uma sombra sobre na vitória final ‘1-2-3’ da Lancia.

Lancia D23 Spyder Pinin Farina. Foto: Louwman Museum.
Coleção Louwman/Divulgação

 

 

Conheça outra raridade

Fangio terminou em primeiro, Taruffi em segundo e Castellotti no terceiro lugar com a sua D23. A roda traseira quebrada levou Bracco a abandonar a prova.

A cor azul é excepcional para um carro de corrida italiano. Mas esta era a cor aplicada nesta máquina para sua estreia, no ano de 1953, em Monza. Ele é o único remanescente do modelo Lancia D23 original.

Gianni Lancia, filho ambicioso de Vincenzo, assumiu a gestão da empresa após a morte de seu pai em 1937. Gianni acreditava que a Lancia devia provar seu valor nas corridas e deu início à criação de um programa em conjunto com o designer Vittorio Jano, que estava com sessenta anos de idade, vindo da Alfa Romeo. Depois da Segunda Guerra Mundial Gianni construiu um carro de corrida com base no novo Aurelia GT, o coupé D20.

Lancia marcou sua primeira vitória na prova Targa Florio, mas os carros falharam catastroficamente em Le Mans. Então, ele decidiu modificar o motor e o chassis de dois D20s, removeu-lhes a capota, criando um carro de corrida aberto, o que originou o D23. Outros dois D20s, foram modificados para a especificação D23, algum tempo depois; estes receberam um eixo traseiro De Dion, que melhorou muito a pilotagem.

O dispendioso programa de corrida de Gianni Lancia, levou a empresa à beira da falência e ele acabou sendo demitido.