Carros autônomos e indústria 4.0 são temas de Leibniz Lecture na FAPESP


Segunda-feira, 28 de novembro de 2016, às 12h55


O evento, anteriormente marcado para setembro, será realizado no dia 1º de dezembro, na sede da FAPESP, em São Paulo.

Agência FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) celebram 10 anos de cooperação com a DFG Leibniz Lecture (Conferência Leibniz) “Carros autônomos, distribuição inteligente de energia e Indústria 4.0: em direção à nova cibernética do século 21”, que será proferida por Frank Allgöwer, vice-presidente da DFG, pesquisador e professor na Universidade de Stuttgart e ganhador do Prêmio Leibniz em 2004.

 

Frank Allgöwer, ganhador do Prêmio Leibniz 2004, vai abordar desafios tecnológicos para desenvolvimento de sistemas cibernéticos. Foto: Wikimedia Commons

Frank Allgöwer, ganhador do Prêmio Leibniz 2004, vai abordar desafios tecnológicos para desenvolvimento de sistemas cibernéticos. Foto: Wikimedia Commons

 

A programação inclui apresentações de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por pesquisadores do Estado de São Paulo e da Alemanha com apoio das duas agências de fomento. Desde 2008, foram contratados pela FAPESP R$ 5,6 milhões para o desenvolvimento de 14 projetos cooperativos nas três universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Esses projetos foram realizados em parceria com algumas das mais reconhecidas universidades da Alemanha, como a Technische Universität Darmstadt, Ludwig-Maximilians-Universität München, Humboldt Universität zu Berlin e a Leibniz Universität Hannover. Entre os temas tratados estão sistemas computacionais de controle, processos industriais, genética e biofísica molecular, física nuclear, morfologia vegetal e economia internacional.

As DFG Leibniz Lectures são parte da estratégia da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa para estimular o diálogo entre o grande público local, a comunidade científica e os vencedores do Prêmio, conhecido como o “Nobel alemão”. Allgöwer vai tratar de novos desafios tecnológicos para controle de redes interconectadas de sistemas complexos envolvidas no uso de carros autônomos em vias automatizadas, distribuição de energia por redes inteligentes, coordenação de sistemas multirrobóticos (robótica de enxame), cidades inteligentes e a indústria 4.0 – considerada um novo paradigma na produção.

Diretor do Instituto de Teoria de Sistemas e Controle Automático da Universidade de Stuttgart, Alemanha, Allgöwer é um cientista reconhecido em sua área de pesquisa. Um dos métodos criados por ele é o controle preditivo não linear, capaz de prever o comportamento futuro de um sistema complexo em caso de intervenções, semelhante ao comportamento de um jogador de xadrez que antecipa o resultado de seus movimentos no tabuleiro. A abordagem foi a primeira a combinar rigor teórico com aplicabilidade prática, por exemplo, na indústria química e de biotecnologia.

Ainda como parte da programação, serão apresentados dois projetos de pesquisa realizados em parceria entre Brasil e Alemanha. Paulo Ruffino, pesquisador do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, vai apresentar o projeto Dynamical Phenomena in Complex Networks, e Isis do Carmo Kettelhut e Luiz Carlos Carvalho Navegantes, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMUSP-RP), apresentarão o projeto Role and Mechanism of Action of Anabolic Stimuli on Neuromuscular Trophicity.

O evento será em inglês, com participação gratuita e vagas limitadas.

As inscrições devem ser feitas no endereço www.fapesp.br/eventos/dfg10/inscricoes.

Para mais informações acesse www.fapesp.br/10460.

Desenvolvidos no Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, modelos são testados por bancos, seguradoras e empresas de comércio eletrônico. Imagem: Wikimedia Commons

Desenvolvidos no Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, modelos são testados por bancos, seguradoras e empresas de comércio eletrônico. Imagem: Wikimedia Commons

Leia mais sobre
TECNOLOGIA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*