Carunchos são encontrados em massa Barilla adquirida no Supermercado Yamauchi do Tatuapé


Sábado, 9 de abril de 2016 às 08h23 – atualizado às 15h11


O consumidor que passa por esse tipo de experiência não esquece. Por esse motivo, fazemos este alerta que vale tanto para quem compra – no sentido de observar atentamente – ou vende, assim como aos que fabricam e armazenam produtos alimentícios para distribuição. O fato ocorreu na semana passada e está sendo revelado hoje, a Vigilância Sanitária já foi acionada.

Gerson Soares

No dia 1º de abril, a consumidora que não quer ser identificada nesta reportagem, fez suas compras no Supermercado Yamauchi, localizado à Rua Azevedo Soares, 2726, no Tatuapé. E, no domingo (3), pôs-se a preparar o tradicional molho para a sua família. De ascendência italiana, a massa dominical é quase sagrada e a marca escolhida nos últimos anos tem sido a tradicional Barilla. Tudo pronto para o almoço, o macarrão Picolini foi direto para a água fervente, já adicionado o fio de azeite e sal. Segundos depois, ao dar aquela mexida com a colher, a surpresa: diversos carunchos emergindo do fundo da panela. “Uma experiência transtornante”, admitiu uma das representantes da própria Barilla, ligada ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa que entrou em contato com a nossa redação.

 

Infestação de carunchos ou gorgulhos na massa da marca Barilla, vendida no Supermercado Yamauchi, filial do Tatuapé. Foto: aloimage

Infestação de carunchos ou gorgulhos na massa da marca Barilla, vendida no Supermercado Yamauchi, filial do Tatuapé. Foto: aloimage

 

Seguramente esse não era o tipo de refeição esperada pela dona de casa e nem é preciso fazer comentários. Prato principal do domingo, a refeição foi perdida. Ao contrário do que afirma o material explicativo da Barilla, enviado pela assessoria da empresa para ajudar a esclarecer este assunto, que trata da conservação e limpeza das despensas – supondo o armazenamento de diversos cereais sob a pia da cozinha ou falta de higiene – a consumidora só tinha aquela caixa de macarrão e o que restara da semana anterior em outra embalagem devidamente armazenada em armário apropriado e limpo, onde a massa Spaghetini estava guardada, porém mal daria para um prato. Portanto, descrevemos esta situação, a fim de esclarecer que a dona de casa não armazena quantidades de alimentos, até pelo motivo da ótima infraestrutura de supermercados existente no Tatuapé.

Depois de tomarmos conhecimento do fato, nossa reportagem tentou entrar em contato com a Barilla do Brasil na quinta-feira (7) para obter informações. Ao acessarmos a internet havia em destaque o site www.barilla.com.br e o telefone 3044-7598, que não atendeu durante inúmeras tentativas. Acessamos então o site, certos de encontrar algum departamento ou telefone de contato. Assim como qualquer consumidor, só encontramos o número 0800 553199 do SAC, não há no atual site da empresa qualquer informação que leve a uma assessoria de imprensa, por exemplo. Novamente na internet, buscamos informações sobre algum contato da Barilla, sem sucesso.

 

Carunchos ao lado do logo Barilla. Foto: aloimage

Carunchos ao lado do logo Barilla. Foto: aloimage

 

Demora e falta de atenção

No início da noite desta sexta-feira (8), passadas mais de 30 horas do nosso primeiro e infrutífero contato com o SAC, foi então que uma representante ligou. Horas depois, a assessoria da empresa encaminhou uma nota (veja no quadro mais abaixo) e o link de um material educativo sobre os carunchos, traças, mofo e bolor. Apressada ao tratar do assunto de tão grande importância, a assessora da empresa ainda tentou insinuar que nossa produção não soube procurar na internet uma forma de se comunicar com a Barilla.

Lamentável, é o fato de que o consumidor deva passar por esse tipo de situação. Em contato com o Supermercado Yamauchi nesta quinta-feira, o departamento de Marketing nos informou que compra a mercadoria de um distribuidor da Barilla, dizendo que a empresa distribuidora entraria em contato conosco, o que não ocorreu. Aguardamos até o final da tarde e fizemos nova tentativa junto ao Yamauchi, que desta vez informou o nome da Quantum. Buscamos pelo nome da empresa para entrar em contato para que esta pudesse se manifestar e o que encontramos no site da Barilla foi o nome em referência, endereço que fica em no bairro de Interlagos-SP, mas o número do telefone da Quantum (5632-060?) estava incompleto.

O Yamauchi, que emitiu uma nota na quinta-feira (veja abaixo), passou a nos fornecer um contato de email de representante da Barilla, ao enviarmos comunicação sobre o assunto, o endereço retornou como inválido. Sob nossa insistência para solucionar o problema, o supermercado passou o número do telefone celular desse representante, que também não atendeu.

 

Embalagem do produto e ticket de compra fornecido pela consumidora. Foto: aloimage

Embalagem do produto e ticket de compra fornecido pela consumidora. Foto: aloimage

 

Respeito ao consumidor

O desrespeito ao consumidor brasileiro por parte de empresas estrangeiras, apesar dos órgãos de defesa como o Procon, ainda é deplorável. Os supermercados faturam alto em época de inflação acelerada, a ponto de no passado recente – final do primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso – terem existido donas de casa que montaram verdadeiros exércitos de fiscalização contra a remarcação dos preços. O Yamauchi, reajusta o valor das mercadorias como qualquer outro comerciante em sua posição tem feito atualmente. Daí a não garantir a qualidade da mercadoria comercializada neste caso específico, é que merece uma investigação quanto ao armazenamento, assim como nos estoques do distribuidor Quantum, que em nenhum momento se manifestou sobre este assunto, apesar da nossa insistência junto ao supermercado.

O serviço de Vigilância Sanitária já foi acionado para investigar o problema. O respeito ao consumidor brasileiro deve merecer a atenção das empresas que aqui se estabelecem ou comercializam seus produtos, assim como em seus países de origem. Apesar da dificuldade, a partir desta notícia, a fim de detectar a presença de carunchos, o consumidor deve observar não só a data de validade, mas fazer um esforço para ficar atento ao conteúdo dos pacotes e caixas das massas que levará à mesa da família, fica o alerta.

Nota do Supermercado Yamauchi

NOTA DO SUPERMERCADO YAMAUCHI

Nos casos de produtos que apresente qualquer distorção de qualidade em relação ao que é prometido pela indústria, o nosso procedimento é realizar a apuração no estoque e caso o lote esteja comprometido o fornecedor é acionado para realizar a substituição do mesmo.

No caso citado do macarrão Barilla, não tivemos ocorrência de reclamação (apenas no contato de hoje*) e após verificação em nossos estoques não se constatou nenhuma alteração no produto. Em todo caso nosso fornecedor (Quantum - distribuidor da marca Barilla) foi comunicado.

Saliento a importância de notificar nas nossas lojas ou através do SAC encontrado em nosso site, com as informações do lote e cupom fiscal para que possamos fazer a troca do produto e apuração do problema.

*Com referência ao contato da nossa produção na quinta-feira (7).

Nota da Barilla

NOTA DA ASSESSORIA DA BARILLA

A Barilla do Brasil lamenta o ocorrido com o produto adquirido pela consumidora.

Informamos que na embalagem fechada, as massas Barilla mantêm-se perfeitas para o consumo em até 24 meses.

Aguardamos o contato da consumidora pelo telefone 0800 553199 para que possamos compartilhar das soluções cabíveis o quanto antes.

Tatuapé 45º: estacionamento para cinco carros onde só haveria lugar para dois. A paisagem e a arqutietura vista nesta fotografia ilustram bem a situação encontrada no bairro hoje. Foto: aloimage

Tatuapé 45º é a nossa sugestão protocolada pela CET: estacionamento para cinco carros onde só haveria lugar para dois. A paisagem e a arqutietura vista nesta fotografia ilustram bem a situação encontrada no bairro hoje. Foto: aloimage

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