CET implanta redução de velocidade máxima em mais 11 vias da cidade


Terça-feira, 18 de agosto de 2015, às 08h40


Trajetos nas zonas sul e oeste terão limite reduzido de 60 km/h para 50 km/h a partir de quinta-feira (20/08). A informação foi dada no início da tarde de ontem.

Da PMSP e CET

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará a partir da próxima quinta-feira (20/08) a redução de velocidade máxima, para 50 Km/h, em 11 vias da capital. As alterações acontecerão na Rua Henrique Schaumann, Avenida Paulo VI, Avenida Sumaré, Avenida Antártica, Viaduto Antártica, Avenida Afrânio Peixoto, Avenida Valdemar Ferreira e Avenida Professor Manuel Chaves (zona oeste), na Avenida Vereador José Diniz, Avenida Carlos Caldeira Filho e Estrada do Campo Limpo (zona sul). Atualmente, a velocidade permitida é de 60 km/h.

A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do “Programa de Proteção à Vida”.

De acordo com a informação divulgada pela Prefeitura, faixas e painéis informativos começaram a ser colocados nesta segunda-feira (17/08) para orientar os motoristas sobre as mudanças com alguns dias de antecedência. Serão utilizadas 149 placas de sinalização vertical nas 11 vias.

 

Foto: Fabiana Domingues de Lima / Wikimedia Commons. Sobrefoto: aloart

Foto: Fabiana Domingues de Lima / Wikimedia Commons. Sobrefoto: aloart

 

O “Programa de Proteção à Vida”, iniciado em 2013, no começo da atual gestão, visa a redução de acidentes e atropelamentos na cidade, ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes como o “CET no Seu Bairro”; a implantação de “Áreas 40”; do “Frente Segura” (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas); das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento; e da redução de velocidade para o padrão máximo de 50 km/h. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

Alterações no Sistema Viário

Avenida Afrânio Peixoto / Avenida Valdemar Ferreira

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h nas avenidas Afrânio Peixoto e Valdemar Ferreira, entre o Portão 1 da USP e o Túnel Euryclides de Jesus Zerbini (trecho com 1,1 km de extensão).

Rua Henrique Schaumann / Avenida Paulo VI / Avenida Sumaré / Avenida Antártica / Viaduto Antártica

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h na Rua Henrique Schaumann, Avenida Paulo VI, Avenida Sumaré, Avenida Antártica e Viaduto Antártica, entre a Rua Cardeal Arcoverde e a Avenida Marquês de São Vicente (trecho com 5,9 km de extensão).

No trecho adjacente ao cruzamento com a Rua Doutor Homem de Melo, a velocidade máxima permitida será de 40 km/h devido a uma curva acentuada.

Avenida Professor Manuel José Chaves

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Banibas e a Ponte Cidade Universitária (trecho com 400 metros de extensão).

Avenida Carlos Caldeira Filho

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Giovanni Gronchi e o Largo do Campo Limpo (trecho com 2,9 km de extensão).


Avenida Vereador José Diniz

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre as avenidas Adolfo Pinheiro e Ibirapuera (trecho com 3,9 km de extensão).

Estrada do Campo Limpo

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Alves dos Santos e o Largo do Campo Limpo (trecho com 4,2 km de extensão).

No trecho próximo à Rua Silvino Machado e no trecho próximo à Rua Clarimundo Gonçalves, a velocidade regulamentada existente de 40 km/h será mantida.

A medida se faz necessária visto que as referidas vias possuem tráfego intenso, grande volume de pedestres e registraram acidentes em 2014. Dessa forma, velocidades menores são necessárias para promover condições seguras e confortáveis de circulação aos pedestres, que ainda representam o maior número de vítimas no trânsito em São Paulo.

A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida e intensificar o monitoramento do trânsito nessas regiões.

Fale com a CET - Ligue 1188. Atendimento 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Redução de velocidade nas marginais causa polêmicas. OAB-SP pretende mover ação contra medida. Foto: Fernando Stankuns / Wikipedia. Sobrefoto: aloart

Redução de velocidade nas marginais causa polêmicas. OAB-SP pretende mover ação contra medida. Foto: Fernando Stankuns / Wikipedia. Sobrefoto: aloart

Leia mais sobre
MOBILIDADE URBANA

 

São Paulo concentrou capacidades de comando sem perder completamente a produção industrial. Foto: Leo Ramos

São Paulo concentrou capacidades de comando sem perder completamente a produção industrial. Foto: Leo Ramos

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*