CET implanta redução de velocidade máxima em mais 11 vias da cidade


Terça-feira, 18 de agosto de 2015, às 08h40


Trajetos nas zonas sul e oeste terão limite reduzido de 60 km/h para 50 km/h a partir de quinta-feira (20/08). A informação foi dada no início da tarde de ontem.

Da PMSP e CET

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará a partir da próxima quinta-feira (20/08) a redução de velocidade máxima, para 50 Km/h, em 11 vias da capital. As alterações acontecerão na Rua Henrique Schaumann, Avenida Paulo VI, Avenida Sumaré, Avenida Antártica, Viaduto Antártica, Avenida Afrânio Peixoto, Avenida Valdemar Ferreira e Avenida Professor Manuel Chaves (zona oeste), na Avenida Vereador José Diniz, Avenida Carlos Caldeira Filho e Estrada do Campo Limpo (zona sul). Atualmente, a velocidade permitida é de 60 km/h.

A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do “Programa de Proteção à Vida”.

De acordo com a informação divulgada pela Prefeitura, faixas e painéis informativos começaram a ser colocados nesta segunda-feira (17/08) para orientar os motoristas sobre as mudanças com alguns dias de antecedência. Serão utilizadas 149 placas de sinalização vertical nas 11 vias.

 

Foto: Fabiana Domingues de Lima / Wikimedia Commons. Sobrefoto: aloart

Foto: Fabiana Domingues de Lima / Wikimedia Commons. Sobrefoto: aloart

 

O “Programa de Proteção à Vida”, iniciado em 2013, no começo da atual gestão, visa a redução de acidentes e atropelamentos na cidade, ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes como o “CET no Seu Bairro”; a implantação de “Áreas 40”; do “Frente Segura” (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas); das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento; e da redução de velocidade para o padrão máximo de 50 km/h. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

Alterações no Sistema Viário

Avenida Afrânio Peixoto / Avenida Valdemar Ferreira

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h nas avenidas Afrânio Peixoto e Valdemar Ferreira, entre o Portão 1 da USP e o Túnel Euryclides de Jesus Zerbini (trecho com 1,1 km de extensão).

Rua Henrique Schaumann / Avenida Paulo VI / Avenida Sumaré / Avenida Antártica / Viaduto Antártica

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h na Rua Henrique Schaumann, Avenida Paulo VI, Avenida Sumaré, Avenida Antártica e Viaduto Antártica, entre a Rua Cardeal Arcoverde e a Avenida Marquês de São Vicente (trecho com 5,9 km de extensão).

No trecho adjacente ao cruzamento com a Rua Doutor Homem de Melo, a velocidade máxima permitida será de 40 km/h devido a uma curva acentuada.

Avenida Professor Manuel José Chaves

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Banibas e a Ponte Cidade Universitária (trecho com 400 metros de extensão).

Avenida Carlos Caldeira Filho

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Giovanni Gronchi e o Largo do Campo Limpo (trecho com 2,9 km de extensão).


Avenida Vereador José Diniz

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre as avenidas Adolfo Pinheiro e Ibirapuera (trecho com 3,9 km de extensão).

Estrada do Campo Limpo

Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Alves dos Santos e o Largo do Campo Limpo (trecho com 4,2 km de extensão).

No trecho próximo à Rua Silvino Machado e no trecho próximo à Rua Clarimundo Gonçalves, a velocidade regulamentada existente de 40 km/h será mantida.

A medida se faz necessária visto que as referidas vias possuem tráfego intenso, grande volume de pedestres e registraram acidentes em 2014. Dessa forma, velocidades menores são necessárias para promover condições seguras e confortáveis de circulação aos pedestres, que ainda representam o maior número de vítimas no trânsito em São Paulo.

A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida e intensificar o monitoramento do trânsito nessas regiões.

Fale com a CET - Ligue 1188. Atendimento 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Redução de velocidade nas marginais causa polêmicas. OAB-SP pretende mover ação contra medida. Foto: Fernando Stankuns / Wikipedia. Sobrefoto: aloart

Redução de velocidade nas marginais causa polêmicas. OAB-SP pretende mover ação contra medida. Foto: Fernando Stankuns / Wikipedia. Sobrefoto: aloart

Leia mais sobre
MOBILIDADE URBANA

 

São Paulo concentrou capacidades de comando sem perder completamente a produção industrial. Foto: Leo Ramos

São Paulo concentrou capacidades de comando sem perder completamente a produção industrial. Foto: Leo Ramos

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*