CET no seu bairro – 1ª etapa

Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes, acompanhando a 1ª etapa do programa "CET no seu Bairro" na Vila Mara, em fevereiro. (Foto: Elisa Rodrigues/SMT).

Colaboradores trabalham na sinalização de ruas. Foto: Elisa Rodrigues/SMT

“CET no Seu Bairro” estreia na Vila Mara, na Zona Leste, e em mais seis bairros nesta segunda-feira, 17 de março.

O programa CET no Seu Bairro - Melhorando a Mobilidade teve início na manhã desta segunda-feira (17/02). As ações desta iniciativa inédita incluem a manutenção e instalação de placas de trânsito, revitalização de faixas de travessia de pedestres, lombadas, colocação de rotatórias e recuperação de semáforos. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, acompanhou o começo dos trabalhos na Vila Mara, Zona Leste da cidade.

"O objetivo é melhorar a sinalização em prol da segurança viária em bairros da Cidade, e este é seu diferencial: atender a pontos que até então não eram priorizados pela CET", afirmou Tatto.

Também foram iniciadas intervenções na Vila Ede (Zona Norte), Jardim Myrna (Zona Sul), Jardim João XXIII/Jardim Educandário (Zona Oeste), Vila Zatt (Zona Noroeste), Jardim Mascarenhas de Moraes (Zona Sudeste) e Jardim Capão Redondo/Vila Monte Alegre (Zona Sudoeste).

Em cada um desses locais, há um posto móvel da CET funcionando nesta semana das 8h às 17h como uma gerência itinerante de engenharia de tráfego, recebendo as sugestões e pedidos da população por mais sinalização viária e mobilidade.

O CET no Seu Bairro é uma iniciativa compartilhada entre várias áreas da administração municipal. "Ouvimos bastante a Subprefeitura, todas estão sendo consultadas e ajudam a definir os próximos bairros, e cada órgão está atuando dentro da sua competência: o Ilume (Departamento de Iluminação Pública, ligado à Secretaria de Serviços) e a SPTrans", disse o secretário.

Demandas para atendimento

Os moradores da Vila Mara compareceram, desde as primeiras horas, à base móvel da CET estacionada no terreno da Igreja Católica de São Miguel Paulista. "Muitas vias daqui não têm sinalização adequada, como a Rua Santa Rosa de Lima, a Rua Oliveira Freire, a Av. Prof. Alípio de Barros. São vias importantes no bairro onde falta sinalização, não há demarcação, o que favorece a ocorrência de acidentes. Isso precisa e vai mudar", disse Israel Neri, residente no local. As demandas recebidas no posto são encaminhadas para execução na própria semana ou em outra oportunidade. Caso não haja condição de atendê-las, será dada a devida explicação ao morador.

A Vila Mara compreende uma área de 3,2 Km² onde há a previsão de serem revitalizadas 800 placas de trânsito, instalados 200 dispositivos (tachas e tachões) e pintados 11.000 m² de sinalização horizontal.

Além disso, os semáforos estão sendo reformados e a criação de mini rotatória na interseção das ruas Santa Rosa de Lima e Paranacity também está sendo planejada.

Com textos da assessora Tatiane Miashiro - CET/São Paulo.
Apoio da estudante Júlia De Biasi.

Ações Educativas

Além de cuidar da mobilidade do bairro e tratá-la com projetos de sinalização e engenharia viárias, o projeto CET no Seu Bairro tem na Educação de Trânsito outra frente de atuação importante. As iniciativas nessa área ocorrem durante a semana de 17 de março em um grupo de 32 escolas, a princípio, selecionadas nos sete bairros e, também, em algumas instituições a exemplo de associações e UBS. Elas receberão intervenções educativas, tais como:

A. Teatro de Fantoches – A história de Bob
Peça de teatro de fantoches com personagens que permeiam o universo infantil e que provoca a reflexão sobre a importância da proteção da vida, do ambiente e das pessoas que participam do trânsito.

Duração: 30 minutos.
Público alvo: crianças de 3 a 6 anos.

CET NO SEU BAIRRO

B. Marronzinho na Escola – Bate papo sobre Trânsito
Espécie de aula sobre Trânsito ministrada por operadores da CET, os marronzinhos, onde temas como a segurança de circulação e travessia são abordados através de um jogo de adivinhação – O que é? O que é? Nesse contexto também se fala do papel da CET e do agente de trânsito.
Duração: 50 minutos.
Público alvo: alunos do 5º. Ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 10 anos.

CET NO SEU BAIRRO

C. Operação Escola – Orientação de travessia
Orientação de travessia dada pelos agentes da CET na porta da escola, nos horários de entrada e saída de alunos. Além disso, são aplicados treinamentos aos funcionários e voluntários da escola, com a finalidade de ensiná-los a disciplinar o embarque e desembarque de escolares, orientar sobre transporte seguro de crianças, como propiciar segurança na travessia de pedestres, a importância de se evitar a formação de filas duplas e estacionamentos irregulares, orientações sobre os limites de velocidade bem como respeito às normas de trânsito.

D. Caminhadas da Cidadania
Atividade realizada por professores do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II previamente capacitados pela CET. Caminhadas com os alunos no entorno da escola são estimuladas, observando-se os problemas ou dificuldades encontradas no trajeto. Público alvo: professores e alunos do 8º e 9º anos do Fundamental II ou ciclo autoral.

E. Palestra Segurança no Trânsito e Qualidade de Vida
Palestra ministrada em empresas ou instituições, com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da adoção de atitudes seguras e solidárias, visando à melhoria das condições de circulação no trânsito e da qualidade de vida de condutores e pedestres.

O público alvo desta atividade é formado por empresas interessadas no aperfeiçoamento de seus empregados e pelos diversos usuários do sistema viário: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Conceito

O Programa CET no Seu Bairro, lançado em 17 de fevereiro deste ano, é um esforço compartilhado entre várias áreas da Administração Municipal: além da CET, as subprefeituras, a Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA, órgão ligado à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras), a SPTrans e o Ilume (Departamento de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria de Serviços) também participam.

O objetivo é melhorar a mobilidade dentro do bairro como um todo, aprimorando a sinalização de trânsito em prol da segurança viária. Por mês, sete bairros serão atendidos, totalizando 70 bairros visitados até o final de 2014. Cada um é indicado pela Gerência de Engenharia de Tráfego (GET) competente; no total, sete GETs, da CET, participam do Programa, cujo cronograma está estruturado da seguinte forma:

• As primeiras duas semanas do mês são dedicadas ao planejamento das ações previstas e levantamento das necessidades em campo, a partir da oitiva feita por assessores comunitários da CET com a população e lideranças locais;

População aponta os problemas do seu bairro para a CET (Foto: Elisa Rodrigues/SMT)

População aponta os problemas do seu bairro para a CET (Foto: Elisa Rodrigues/SMT)

• A terceira semana do mês é marcada pela realização em si dos serviços de sinalização propostos, promoção de ações gratuitas de educação de trânsito e, ainda, pela continuidade do levantamento das necessidades em campo, agora a partir de uma base móvel de apoio (um micro-ônibus) estacionada num ponto estratégico do bairro para receber e cadastrar os pedidos dos munícipes;

• Na quarta e última semana do mês, a base móvel dá lugar a vistorias de técnicos, gestores, engenheiros e arquitetos da CET para avaliar as implantações e planejar os ajustes no que for necessário.

CET NO SEU BAIRRO

CET no seu bairro - 1ª etapa

– Capão Redondo/Monte Alegre;
– Vila Ede;
– Vila Zatt;
– João XXIII/Jardim Educandário;
– Jardim Myrna;
– Mascarenhas de Morais;
– Parque Paulistano/Vila Mara.

Moradores fazem sugestões a agente da CET por melhorias no trânsito da Vila Zatt. (Foto: Divulgação CET)

CET no seu bairro - 2ª etapa

1) Vila Brasilândia, na Zona Noroeste (Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia). Local da base móvel: Rua Parapuã, nº 1.569 (próximo ao Hipermercado Extra);

2) José Bonifácio, na Zona Leste (Subprefeitura Itaquera).Local da base móvel: Praça Brasil – Rua Vicente Avelar com Rua Felipe Lauri;

3) Jardim Macedônia, na Zona Oeste (Subprefeitura Campo Limpo). Local da base móvel: Praça Irmãs Nilza e Rosilene;

4) Parque Novo Mundo, na região Centro-Norte (Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme). Local da base móvel: Praça Novo Mundo com Al. Subte. Francisco Hierro;

5) Vargem Grande, na Zona Sul (Subprefeitura Parelheiros). Local da base móvel: Av. Primavera, 124 A com Av. das Palmeiras;

6) Parque São Rafael, na Zona Sudeste (Subprefeitura São Mateus). Local da base móvel: Av. Sapopemba com Av. Rodolfo Pirani (próximo à EMEI Vital Brasil);

7) Jardim Ibirapuera, na Zona Sudoeste (Subprefeitura M’Boi Mirim);
Local da base móvel: R. Salgueiro do Campo, 537.

Mapa com a localização dos sete bairros da 2ª etapa. A base móvel de apoio do Programa permanecerá nos locais informados, de segunda-feira (17/03) a sexta-feira (21/03), das 8 às 16 horas.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*