CET no Seu Bairro – 3ª edição irá ocorrer entre os dias 22 e 29 de abril

A CET avisa que devido aos feriados de Abril (nos dias 18 e 21), posto móvel do Programa visitará os sete bairros em período diferenciado neste mês: de 22 a 25/04 e nos dias 28 e 29/04, das 8 às 16 horas.

 mapa cet no bairro_3etapa

A terceira edição do programa CET no Seu Bairro está marcada para acontecer entre os dias 22 e 29 de abril. Em função dos feriados característicos desse mês (nos dias 18 – Sexta feira da Paixão e 21 – Dia de Tiradentes), foi preciso adequar o cronograma do projeto, de forma que a base itinerante esteja disponível para atendimento a demandas da população entre os dias 22 e 25/04 (terça a sexta-feira) bem como nos dias 28 e 29/04 (segunda e terça-feira), das 8 às 16 horas, nos seguintes locais:

1)   Jardim Peri/Vila Amália/Vila Dionísia – região Centro-Norte (Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha)
Posto móvel: Av. Mariana Caligiori Ronchetti , ao lado do Largo do Peri na lateral do AMA do Peri

2)   Parelheiros – região Sul (Subprefeitura Parelheiros)
Posto móvel: Praça Julio Cezar de Campos

3)   Jardim D´Abril/Jardim Boa Vista/COHAB Raposo Tavares/COHAB Munck/Jardim do Lago – região Oeste (Subprefeitura Butantã)
Posto móvel: Rua Dr. Virgílio Alvim Franco com Rua Eusébio de Paula Marcondes

4)   Vila Remo – região Sudoeste (Subprefeitura M´Boi Mirim)
Posto móvel: Rua José Garcia Lopes Filho com Rua Antônio de Pina

5)   Vila Paranaguá/Parque Boturussu – região Leste (Subprefeitura Ermelino Matarazzo)
Posto móvel: Praça Reverendo Mattathias Gomes dos Santos

6)   Vila Carmosina – região Sudeste (Subprefeitura Itaquera)
Posto móvel: Rua Cachoeira de Itupanema

7)   Vila Jaguara – região Noroeste (Subprefeitura Lapa)
Posto móvel: Praça Nair Zampiere Carbonaro

Nestas sete regiões, entre os dias 22 e 29 de abril, serão feitas a manutenção/implantação de sinalização viária (vertical e horizontal), manutenção de semáforos e revitalização de abrigos/totens de ônibus, além de eventos gratuitos com ênfase na Educação de Trânsito.

Balanço acumulado das Etapas 1 e 2 do CET no Seu Bairro 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) concluiu o balanço provisório acumulado das melhorias viabilizadas nas primeiras duas etapas do CET no Seu Bairro. Em cada uma delas, para lembrar, o Programa chegou a sete regiões:

 

Região

Etapa 1 – Fevereiro

Etapa 2 – Março

1

CN

Vila Ede

Parque Novo Mundo

2

SU

Jardim Myrna

Vargem Grande

3

OE

João XXIII/Jd. Educandário

Jardim Macedônia

4

SO

Monte Alegre/Capão Redondo

Jardim Ibirapuera

5

LE

Vila Mara

José Bonifácio

6

SE

Mascarenhas de Moraes

Parque São Rafael

7

NO

Vila Zatt

Vila Brasilândia

Etapa 1: de 17/02 a 21/02                  Etapa 2: 17/03 a 21/03

A seguir, veja o balanço acumulado das edições 1 e 2 do CET no Seu Bairro referente à realização de itens distintos como número de atendimentos no posto móvel, execução de sinalização viária e atividades de Educação de Trânsito:

Atendimentos no Posto Móvel (Demandas para CET, Subprefeitura e outros órgãos)

Etapa 1

Atendimentos Realizados

Etapa 2

Atendimentos Realizados

Total Atendimentos

CN – Vila Ede

96

CN – Pq. Novo Mundo

104

200

SU – Jd. Myrna

95

SU – Vargem Grande

47

142

OE – João XXIII/Jd. Educandário

116

OE – Jardim Macedônia

81

197

SO – Monte Alegre/Capão Redondo

100

SO – Jardim Ibirapuera

64

164

LE – Vila Mara

64

LE – José Bonifácio

252

316

SE – Mascarenhas de Moraes

18

SE – Parque São Rafael

94

112

NO – Vila Zatt

15

NO – Vila Brasilândia

152

167

Total Etapa 1

504

Total Etapa 2

794

1.298 

Execução de Sinalização Viária

Sinalização

Etapa 1

Fevereiro

Etapa 2

Março

Total Geral Acumulado – Etapas 1 e 2

Placas (unidade)

1.407

1.782

3.189

Horizontal (m2)

19.400,49

22.682

42.082,49

Mini Rotatória (unidade)

18

6

24

Travessia de pedestres (unidade) Nova/Repintura

770

736

1.506

Embarque e Desembarque de Escolares (unidade)

17

12

29

Embarque e Desembarque de Ônibus (unidade)

S/I

53

53

Pintura de lombadas (unidade)

189

493

682

Manutenção em semáforos (serviços executados)

51

69

120

Cruzamentos semafóricos revitalizados (Programa de Revitalização Semafórica)

18

19

37

Semáforos novos implantados (unidade)

2 novos e 1 existente com implantação de fase específica para pedestres

1

4

S/I = Sem Informação. Item contabilizado a partir da Etapa 2.

Atendimentos Realizados de Educação de Trânsito 

Atendimento

Etapa 1

Etapa 2

Total

Escolas

32

32

64

Alunos/Pessoas orientadas

7.433

9.147

16.580

Ações de Educação de Trânsito

129

148

277

Total de pessoas atendidas em Ed. de Trânsito

10.606

11.198

21.804

Manutenção SPTRANS

Na primeira etapa, a SPTRANS realizou a manutenção e implantação de 101 abrigos, bem como a instalação de 259 totens. Na segunda etapa do programa foram realizadas 10 ações e o processo ainda está em andamento para conclusão das intervenções. Além disso, já foram instalados 133 totens mas, como o trabalho ainda não foi concluído, este número terá um acréscimo. 

Conceito 

Lançado em 17 de fevereiro de 2014, o programa CET no Seu Bairro é um esforço compartilhado entre várias áreas da Administração Municipal: além da CET, as Subprefeituras, a Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA, órgão ligado à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras), a SPTrans e o Ilume (Departamento de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria de Serviços) também participam.

O objetivo é melhorar a mobilidade dentro do bairro, aprimorando a sinalização de trânsito em prol da segurança viária. Por mês, sete regiões serão atendidas, totalizando 70 visitadas até o final deste ano. O cronograma do Programa está estruturado da seguinte forma:

  • As primeiras duas semanas do mês são dedicadas ao planejamento das ações previstas, levantamento de informações que a CET já possui sobre a região e das necessidades em campo, a partir da oitiva feita por assessores comunitários da CET com a população e lideranças locais;
  • A terceira semana do mês é marcada pela realização dos serviços de sinalização propostos, promoção de ações gratuitas de educação de trânsito e, ainda, pela continuidade do levantamento das necessidades em campo, agora a partir de uma base móvel de apoio (um micro-ônibus) estacionada num ponto estratégico do bairro para receber e cadastrar os pedidos dos munícipes;
  • Na quarta e última semana do mês, a base móvel dá lugar a vistorias de técnicos, gestores, engenheiros e arquitetos da CET para avaliar as implantações e planejar os ajustes no que for necessário.


Ações educativas

Além de cuidar da mobilidade do bairro e tratá-la com projetos de sinalização e engenharia viárias, o CET no Seu Bairro tem na Educação de Trânsito outra frente de atuação importante. As iniciativas nessa área ocorrem em algumas escolas selecionadas nas sete regiões considerando-se o histórico de acidentes próximos às mesmas e em algumas instituições a exemplo de associações e UBS. Elas recebem intervenções educativas gratuitas dos seguintes tipos:

A.   Teatro de Fantoches – A história de Bob

Peça de teatro de fantoches com personagens que permeiam o universo infantil e que provoca a reflexão sobre a importância da proteção da vida, do ambiente e das pessoas que participam do trânsito, com duração de 30 minutos para crianças de 3 a 6 anos.

B.   Marronzinho na Escola – Bate papo sobre Trânsito

Espécie de aula sobre Trânsito ministrada por operadores da CET, os “marronzinhos”, onde temas como a segurança de circulação e travessia são abordados através de um jogo de adivinhação. Nesse contexto também se fala do papel da CET e do agente de trânsito. Esta atividade dura 50 minutos e é destinada aos alunos do 5º. Ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 10 anos.

C.   Operação Escola – Orientação de travessia

Orientação de travessia dada pelos agentes da CET na porta das escolas, nos horários de entrada e saída de alunos. Além de treinamentos aos funcionários e voluntários da escola, com a finalidade de ensiná-los a disciplinar o embarque e desembarque de escolares, orientar sobre transporte seguro de crianças, como propiciar segurança na travessia de pedestres; a importância de se evitar a formação de filas duplas e estacionamentos irregulares; orientações sobre os limites de velocidade bem como respeito às normas de trânsito.

D.   Caminhadas da Cidadania

Caminhadas com os alunos no entorno da escola realizada com professores do 8º. e 9º. anos do Ensino Fundamental II previamente capacitados pela CET, com a finalidade de estimular a observação aos problemas ou dificuldades encontrados no trajeto.

E.   Palestra Segurança no Trânsito e Qualidade de Vida

Palestra ministrada em empresas ou instituições, com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da adoção de atitudes seguras e solidárias, visando à melhoria das condições de circulação no trânsito e da qualidade de vida de condutores e pedestres.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*