Chegada do Fogo Sagrado abre os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas


Sexta-feira, 23 de outubro de 2015, às 16h09


Rituais e apresentações de danças tradicionais marcaram a cerimônia de acendimento do Fogo Sagrado no fim da tarde desta quinta-feira, 22. O momento, realizado na Praça dos Girassóis, no Centro Geodésico do país, foi acompanhado por centenas de indígenas e pela população. A cerimônia de abertura oficial dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), acontece nesta sexta-feira (23) das 17h30 às 21h, o traslado do Fogo Sagrado será entre as 16h e 17h.

 

Indígenas acendem Fogo Sagrado durante programação dos JMPI. Foto: Júnior Suzuki

Indígenas acendem Fogo Sagrado durante programação dos JMPI. Foto: Júnior Suzuki

 

Nos momentos que antecederam a cerimônia de acendimento do Fogo Sagrado, indígenas de diversas etnias, como Guna, Manoki, Javaé, Pataxó, cantavam e dançavam em preparação para a grande celebração. No pôr do sol, o líder indígena Carlos Terena conduziu juntamente com líderes religiosos de diversas etnias o acendimento do fogo, realizado de forma tradicional, com gravetos e pedras.

Chamando a atenção do público, os Maori, da Nova Zelândia, realizaram um ritual tradicional com expressões fortes e empunhando objetos para abrir o caminho espiritualmente.

“O fogo, para todos os povos é extremamente importante, é conhecimento milenar, vida, energia e em torno dele se reúnem os povos”, destacou Joana Munduruku, integrante do Comitê Intertribal.

Após o ritual de acendimento do Fogo Sagrado, a chama foi transportada em revezamento até a Vila dos Jogos, onde a pira dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas foi acesa em cerimônia conduzida por Carlos Terena, pelo prefeito Carlos Amastha e pelo jogador de futebol Cafu.

 

Cafu com o Fogo Sagrado. Foto: Júnior Suzuki

Cafu com o Fogo Sagrado. Foto: Júnior Suzuki

 

“Esta é uma noite histórica. Sonhávamos que Palmas fosse conhecida no mundo inteiro e agradecemos ao ITC (Comitê Intertribal) que nos deu essa oportunidade. É um orgulho para Palmas sediar os jogos que irão marcar a nossa história”, destacou o prefeito Carlos Amastha.

Terena, salientou como positiva a recepção palmense. “A recepção de Palmas superou as nossas expectativas e esperamos realizar um grande evento que seja de proveito para os irmãos indígenas. Que a semente do amor e da fraternidade se desenvolva aqui em Palmas”.

Após correr os últimos 200 metros do revezamento realizado para transportar a tocha para a Vila dos Jogos, o jogador Cafu se disse honrado em ser embaixador desse momento de confraternização dos povos indígenas. “Agradeço a oportunidade, me sinto honrado com essa experiência nova que vou levar para o resto da minha vida que é fazer parte dessa celebração entre povos brasileiros e do mundo todo”.

 

Acendimento da pira dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, onde se agruparam as delegações mundiais. Foto: Júnior Suzuki

Acendimento da pira dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, onde se agruparam as delegações mundiais. Foto: Júnior Suzuki

 

O revezamento contou com a participação de 20 atletas atendidos pelo projeto municipal Bolsa Atleta. Ao integrar esta equipe, a carateca Geovana Faria, 15 anos, destacou a magnitude do momento. “Esse dia ficará marcado na minha trajetória como atleta e na história da nossa cidade. Fico muito feliz em contribuir com esse evento tão importante”, afirmou.

Para o presidente da Fundação e Esportes e Lazer, Clayton Alen, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas deixam um grande legado para a Capital e para os atletas palmenses. “Palmas passou a ter visibilidade e prestígio junto ao governo federal, conseguimos aprovar projetos importantes no Ministério do Esporte que representam o avanço da área esportiva da nossa cidade, o que impacta positivamente a vida dos atletas”, disse.

As informações são da Secretaria de Comunicação do Governo de Palmas. Acesse o site dos jogos: http://www.jogosmundiaisindigenas.com/

 

Índigena brasileiro. Foto: Valério Zelaya

Com sua indumentária cuidadosamente preparada, indígena fuma seu cachimbo e observa. Foto: Valério Zelaya

Foto: Divulgação / Seji

Foto: Divulgação / Seji

Leia mais sobre
I JOGOS MUNDIAIS DOS POVOS INDÍGENAS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*