Chegada do Fogo Sagrado abre os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas


Sexta-feira, 23 de outubro de 2015, às 16h09


Rituais e apresentações de danças tradicionais marcaram a cerimônia de acendimento do Fogo Sagrado no fim da tarde desta quinta-feira, 22. O momento, realizado na Praça dos Girassóis, no Centro Geodésico do país, foi acompanhado por centenas de indígenas e pela população. A cerimônia de abertura oficial dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), acontece nesta sexta-feira (23) das 17h30 às 21h, o traslado do Fogo Sagrado será entre as 16h e 17h.

 

Indígenas acendem Fogo Sagrado durante programação dos JMPI. Foto: Júnior Suzuki

Indígenas acendem Fogo Sagrado durante programação dos JMPI. Foto: Júnior Suzuki

 

Nos momentos que antecederam a cerimônia de acendimento do Fogo Sagrado, indígenas de diversas etnias, como Guna, Manoki, Javaé, Pataxó, cantavam e dançavam em preparação para a grande celebração. No pôr do sol, o líder indígena Carlos Terena conduziu juntamente com líderes religiosos de diversas etnias o acendimento do fogo, realizado de forma tradicional, com gravetos e pedras.

Chamando a atenção do público, os Maori, da Nova Zelândia, realizaram um ritual tradicional com expressões fortes e empunhando objetos para abrir o caminho espiritualmente.

“O fogo, para todos os povos é extremamente importante, é conhecimento milenar, vida, energia e em torno dele se reúnem os povos”, destacou Joana Munduruku, integrante do Comitê Intertribal.

Após o ritual de acendimento do Fogo Sagrado, a chama foi transportada em revezamento até a Vila dos Jogos, onde a pira dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas foi acesa em cerimônia conduzida por Carlos Terena, pelo prefeito Carlos Amastha e pelo jogador de futebol Cafu.

 

Cafu com o Fogo Sagrado. Foto: Júnior Suzuki

Cafu com o Fogo Sagrado. Foto: Júnior Suzuki

 

“Esta é uma noite histórica. Sonhávamos que Palmas fosse conhecida no mundo inteiro e agradecemos ao ITC (Comitê Intertribal) que nos deu essa oportunidade. É um orgulho para Palmas sediar os jogos que irão marcar a nossa história”, destacou o prefeito Carlos Amastha.

Terena, salientou como positiva a recepção palmense. “A recepção de Palmas superou as nossas expectativas e esperamos realizar um grande evento que seja de proveito para os irmãos indígenas. Que a semente do amor e da fraternidade se desenvolva aqui em Palmas”.

Após correr os últimos 200 metros do revezamento realizado para transportar a tocha para a Vila dos Jogos, o jogador Cafu se disse honrado em ser embaixador desse momento de confraternização dos povos indígenas. “Agradeço a oportunidade, me sinto honrado com essa experiência nova que vou levar para o resto da minha vida que é fazer parte dessa celebração entre povos brasileiros e do mundo todo”.

 

Acendimento da pira dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, onde se agruparam as delegações mundiais. Foto: Júnior Suzuki

Acendimento da pira dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, onde se agruparam as delegações mundiais. Foto: Júnior Suzuki

 

O revezamento contou com a participação de 20 atletas atendidos pelo projeto municipal Bolsa Atleta. Ao integrar esta equipe, a carateca Geovana Faria, 15 anos, destacou a magnitude do momento. “Esse dia ficará marcado na minha trajetória como atleta e na história da nossa cidade. Fico muito feliz em contribuir com esse evento tão importante”, afirmou.

Para o presidente da Fundação e Esportes e Lazer, Clayton Alen, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas deixam um grande legado para a Capital e para os atletas palmenses. “Palmas passou a ter visibilidade e prestígio junto ao governo federal, conseguimos aprovar projetos importantes no Ministério do Esporte que representam o avanço da área esportiva da nossa cidade, o que impacta positivamente a vida dos atletas”, disse.

As informações são da Secretaria de Comunicação do Governo de Palmas. Acesse o site dos jogos: http://www.jogosmundiaisindigenas.com/

 

Índigena brasileiro. Foto: Valério Zelaya

Com sua indumentária cuidadosamente preparada, indígena fuma seu cachimbo e observa. Foto: Valério Zelaya

Foto: Divulgação / Seji

Foto: Divulgação / Seji

Leia mais sobre
I JOGOS MUNDIAIS DOS POVOS INDÍGENAS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*