Cientista que transformou estudo do câncer de mama está no Brasil

Terça-feira, 2 de setembro de 2014 às 16h10


Agência FAPESP – Mina Bissell, destacada cientista no estudo do câncer de mama, esta no Brasil para proferir palestras na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no 17º Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC), em Foz do Iguaçu.

Mina Bissell, do Lawrence Berkeley National Laboratory, dará no início de setembro palestras na USP, na UFRJ e no Congresso da SBBC Foto: TED

Mina Bissell, do Lawrence Berkeley National Laboratory, dará no início de setembro palestras na USP, na UFRJ e no Congresso da SBBC Foto: TED

Bissell, que coordena um laboratório com seu nome no Lawrence Berkeley National Laboratory, nos Estados Unidos, é reconhecida pela sua importante contribuição à pesquisa sobre o câncer de mama, com estudos sobre o papel da matriz extracelular e do ambiente nuclear para a expressão gênica em tecidos normais e tumorais.

Por décadas, a cientista, nascida no Irã, dedicou-se a investigar a hipótese de que uma célula tumoral não se transforma por si só em um tumor, mas depende do microambiente para orientar sua forma de desenvolvimento.

Seus experimentos e conclusões foram muito importantes na compreensão da biologia tumoral, pois mostraram que o contexto em que uma célula oncológica está inserida é fundamental para determinar sua transformação em câncer ou não. Bissel publicou mais de 370 trabalhos científicos.

O convite para a visita de Bissell ao Brasil foi feito pelos professores Mauro Pavão, do Programa de Oncobiologia da UFRJ, e Hernandes Faustino de Carvalho, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os dois trabalham em cooperação com o laboratório de Bissell, nos Estados Unidos, e alguns de seus estudantes já desenvolveram estudos diretamente com a cientista.

Entre os prêmios recentes recebidos por Bissell estão o Susan Bulkeley Butler Leadership Excellence Award (2011), o Breast Cancer Research Foundation’s Jill Rose Award for Distinguished Biomedical Research (2011), o Rothschild-Yvette Mayent-Institut Curie Award (2009) e a American Cancer Society’s Medal of Honor (2008).

Em junho de 2012, Bissell fez uma apresentação na conferência TED.

A renomada cientista do laboratório de Berkeley, Mina Bissell, uma das principais pesquisadoras de câncer de mama do mundo. Foto: Divulgação / LBNL

Dias e horários das palestras:

Dias e horários das palestras:

USP: 2 de setembro às 15h (em andamento)
Auditório Luiz Rachid Trabulsi, ICB III, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo.

UFRJ: 3 de setembro, das 10h às 12h30
Auditório Dr. Marcos Moraes, localizado na Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Congresso da SBBC: 6 de setembro às 11h.
Bourbon Convention Resort, localizado na Av. das Cataratas, 2 - Vila Yolanda, Foz do Iguaçu.

Mais informações: pavao@bioqmed.ufrj.br, com o professor Mauro Pavão.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*