Clima no planeta

 

Assista o vídeo publicado no dia 18 de junho e veja um tornado em ação. A formação lembra a tromba de um elefante, como foi comparado pela equipe da TVNweather, EUA.

 

Quinta-feira, 14 de agosto de 2014 às 17h52

 

Estudo sugere que mudanças climáticas estão concentrando a frequência de tornados

por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil
Uma das consequências mais citadas por pesquisadores sobre as mudanças climáticas é o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos. Porém, é muito difícil relacionar as alterações no clima com os tornados, que são fenômenos altamente erráticos, e cujos números variam enormemente de um ano para outro.

 

 

Foto: Greg Dumas / Centro Nacional de Tempestades dos EUA

Foto: Greg Dumas / Centro Nacional de Tempestades dos EUA

 

Agora, um novo estudo da Universidade da Flórida aponta que, apesar de aparentemente não multiplicar a ocorrência de tornados, as mudanças climáticas estão concentrando-os em poucos dias, deixando-os muito mais perigosos.

“Podemos até estar vendo menos tornados a cada ano, mas, quando eles ocorrem, os dias parecem o fim do mundo”, afirmou um dos autores do trabalho, o geógrafo e especialista em tendências climáticas James Elsner.

Publicado no periódico Climate Dynamics, o estudo utilizou dados do Centro Nacional de Tempestades dos Estados Unidos para analisar a evolução anual dos tornados.

Segundo os autores, o número de tornados em um único período de 24 horas estaria ficando muito maior com o passar do tempo. Por exemplo, na década de 1980, a média era de somente três ou quatro dias por ano com mais de 16 tornados, número que quase dobrou depois do ano 2000.

Além disso, antes de 1990, poucos anos sofreram com dias com mais de 32 tornados. Mas, desde 2001, esses dias aconteceram todos os anos. Apenas em 2011 foram seis, constituindo a pior temporada de tornados de que se tem notícia.

“É importante que os meteorologistas e o público saibam que precisamos estar cientes do aumento do risco das tempestades, com múltiplos tornados em um único dia”, disse Elsner.

De acordo com o Centro Nacional de Tempestades, em 2014 já foram 189 tornados nos Estados Unidos, com 43 mortos.

Fonte: Instituto Carbono Brasil, via Portal do Meio Ambiente
alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*