Comer peixe aumenta a saúde


Sexta-feira, 16 de outubro de 2015 às 08h - publicação original em 13 de junho de 2014

 

Dicas de Saúde da NESTLÉ e HIAE

Peixe é sáude!

Você sabia que comer peixe, no mínimo duas vezes por semana, é muito saudável?

Isso, porque o peixe é extremamente nutritivo, sendo uma das principais antes de proteína na nossa alimentação. Os benefícios dessa carne se aplicam tanto às espécies gordurosas quanto às magras.

Como a maior parte dos frutos do mar é pobre em gordura mas com elevado valor nutritivo, você pode se esbaldar em receitas de sabores inconfundíveis!

Peixe um rico alimento

O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) publicou um artigo completo sobre o assunto no qual afirma não ser novidade que “uma dieta equilibrada deve incluir porções semanais de pescados”. Conforme informou, segundo a American Heart Association, o ideal é consumir esse alimento ao menos duas vezes por semana, especialmente os peixes de água fria, como salmão, truta, bacalhau e arenque, porque estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares.

Em outro estudo divulgado em agosto de 2008 pela Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos) mostra que o alto consumo de peixes no Japão pode diminuir o número de ocorrência de doenças cardíacas, pois substitui os alimentos ricos em gordura saturada ou trans, como carnes gordurosas e laticínios integrais.

Em seu artigo, o Einstein esclarece que além da escolha da espécie mais nutritiva, é necessário acertar no preparo para que não se percam vitaminas e para que o alimento não ganhe gordura. “O método de preparo deve evitar a utilização de gorduras saturadas e trans. O melhor é optar pelo cozimento no forno ou na grelha. Quem prefere o peixe frito pode prepará-lo de vez em quando, com pouco óleo vegetal numa frigideira, mas as melhores opções são as preparações assadas, cozidas ou grelhadas”, explica Eneida Ramos, nutricionista do HIAE.

Peixe alimento saudável. Dica de saúde da Nestlé e HIAE

DICA AlÔ TATUAPÉ

A receita a seguir (Salmão ao molho de ervas) é indicada para momentos especiais, se você quer uma alimentação com menos gorduras. Alguns ingredientes como o creme de leite, margarina aquecida, Fondor, por exemplo, são gordurosos. O equilíbrio das escolhas alimentares também regulam a boa saúde. Consulte sempre um médico ou nutricionista se tiver alguma dúvida.

Outra dica, é que os peixes cozinham muito rápido, diferente das carnes bovina e frango. Quando for fritar, use apenas algumas gotas de azeite numa frigideira teflonada. Os peixes empanados, com farinhas e ovos, estão fora destas dicas, que consideram o peixe in natura mais os temperos.

Spaghetti aos 4 Queijos com Supresa de Filé.  Receita do chef Jorge Nascimento. Foto: Clóvis Dariano. Produção Ana Lima e Vivian Loureiro

Spaghetti aos 4 Queijos com Supresa de Filé. Receita do chef Jorge Nascimento. Foto: Clóvis Dariano. Produção Ana Lima e Vivian Loureiro

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