Como escolher em quem votar?


Sexta-feira, 3 de outubro de 2014, às 15h44 – Atualizado às 16h47


A esta altura muitos já escolheram, mas em meio a tantos políticos que concorrem às eleições estamos finalizando com esta reportagem, mais uma maneira de proporcionar ao eleitor ferramentas que possam orientá-lo.

Destacamos nas reportagens anteriores, os candidatos ao Palácio do Planalto em Brasília, ao Palácio dos Bandeirantes para o governo do Estado de São Paulo e a posição dos concorrentes paulistas ao Senado (veja os destaques no final da página). 

Vamos conhecer agora o ranking dos deputados federais.

A Folha de São Paulo, publicou hoje uma reportagem sobre o assunto, elencando os cinco melhores deputados utilizando entre outros critérios a ferramenta Ranking 5D do site Atlas Político, que demonstra o desempenho dos futuros ocupantes do Congresso Nacional em Brasília, no Distrito Federal.

A ferramenta foi idealizada pelos Ph.Ds. da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Andrei Roman e Thiago Costa, respectivamente formados em Ciência Política e Matemática Aplicada. O projeto coube à Nervera, uma empresa de Big Data e Inteligência em Mídia Social, criada por eles com o apoio da Fundação Lemann através do Prêmio Lemann Fellow Empreendedor Social, oferecido a bolsistas do Programa de Talentos Lemann Fellowship.

Segundo o cruzamento de dados feito pela Folha com base no Atlas Político, os deputados federais mais produtivos são Roberto de Lucena (PV), Antonio C. Mendes Thame (PMDB), Arnaldo Faria de Sá (PTB), Dr. Ubiali (PSB) e Ricardo Izar (PSD), que nesta semana devolveu um valor de R$ 200 mil reais ao partido, depois de constatar a procedência da doação para sua campanha (leia aqui a reportagem completa), sendo da Friboi.

Muito tem sido feito e divulgado para gerar o interesse da população brasileira na política. Ainda de acordo com o Atlas Político “mesmo pensando em reforma política, inovações institucionais e novos modelos de representação, para funcionar a democracia continua precisando de partidos e de políticos”.

Se por um lado são criadas inúmeras formas e facilidades de engajamento aos eleitores, além das pesquisas de opinião intensamente divulgadas desde o final do mês de julho, na contramão temos o desgaste constante das instituições e a inversão dos valores mais tradicionais – como o respeito à lei e ordem, aos direitos e deveres, entre outros –, que provocam a cada dia reflexões sobre o que os brasileiros realmente desejam para o seu futuro, de seus filho e netos, e das suas famílias.

Eleições como a que ocorrerá neste domingo, só daqui a quatro anos. Acesse Eleições 2014 e veja as diversas reportagens sobre o assunto neste site. Informe-se e procure estar consciente, se não pelo que se apresenta hoje em matéria de políticas governamentais, mas acreditando num país melhor para as novas gerações e o que será legado a elas.

Ilustração: Atlas Político

Definições do Ranking 5D

Cada dimensão é calculada seguindo uma fórmula específica, conforme as definições (veja também na ilustração): Representatividade [D1], Campanha responsável [D2], Ativismo Legislativo [D3], Debate Parlamentar [D4] e Fidelidade Partidária [D5].

Deputados federais mais produtivos que alcançaram o índice 1* no quesito Ativismo Legislativo no Ranking 5D do Atlas Político

Ricardo Izar (PSD)

Arnaldo Faria de Sá (PTB)

Roberto de Lucena (PV)

Antonio C. Mendes Thame (PMDB)

Dr. Ubiali (PSB)

*A avaliação vai de 0 a 1.

Assuntos relacionados

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*