Terça-feira, 14 de junho de 2016, às 16h15 – atualizado às 19h51

 

Conselho de Ética vota pela cassação de Eduardo Cunha, presidente afastado da Câmara dos Deputados, decisão final será no plenário. A votação ficou em 11 a 9.


Assista a Reunião Deliberativa do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que decidirá sobre a cassação do deputado Eduardo Cunha, afastado da presidência da Câmara dos Deputados. Neste momento seguirá com a palavra o relator e em seguida a manifestação da defesa. Antes, apenas os oradores líderes indicados pelos partidos fizeram uso da palavra, conforme as regras do regimento, já que foram esgotadas todas as possibilidades de debates após nove meses de julgamento.

A reunião desta terça-feira (14) deve finalmente decidir a favor ou contra o relatório do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) que pede a cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado da presidência da Câmara e acusado de mentir, quando disse que não tinha contas no exterior.

A deputada Tia Eron (PRB-BA) poderá decidir o futuro de Cunha. Pela contagem do colegiado que integra a comissão, ele tem a seu favor dez votos e nove contra, caso Tia Eron vota contra, o voto de Minerva caberá então ao presidente do conselho, José Carlos Araújo (PR-BA).