CPI do Futebol aprova a quebra do sigilo bancário e fiscal de José Maria Marin


Quinta-feira, 24 de setembro de 2015, às 03h23


Agência Senado

A CPI do Futebol aprovou a quebra do sigilo bancário e fiscal de José Maria Marin. A ideia é verificar os indícios de irregularidades e contratos comerciais firmados pelo ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele está preso na Suíça desde maio, acusado de corrupção, fraudes eletrônicas financeiras e lavagem de dinheiro.

 

Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Foto: Ana Volpe/Agência Senado

 

O pedido de quebra de sigilo foi feito pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC), vice-presidente da CPI, e visa verificar os indícios de irregularidades em contratos comerciais feitos pela entidade no período entre março de 2012 e maio deste ano, quando foi preso. O senador busca apoio do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para as investigações. Paulo Bauer considera que as informações bancárias são necessárias para constatar se o dirigente cometeu, realmente, os crimes.

- O ex-presidente da CBF e também dirigente da FIFA [a federação internacional das associações de futebol] tem que ter suas contas bancárias abertas para que nós possamos ver se efetivamente as denúncias e as suspeitas a respeito de seu envolvimento com os negócios da FIFA e da CBF têm alguma característica de ilegalidade - disse o senador.

A CPI decidiu adiar a votação dos pedidos de convocação do atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e do ex-dirigente da entidade Ricardo Teixeira, que devem prestar esclarecimentos sobre as acusações de corrupção da Justiça americana. O presidente da comissão, senador Romário (PSB-RJ) acredita que é necessário mais documentos e informações antes de ouvi-los.

- O presidente da CBF, principal responsável pela entidade maior do nosso futebol, não aparece nem nos seus compromissos na FIFA. Pelas atitudes ultimamente que ele vem tendo, tenho total consciência que tem culpa em muitas das coisas negativas e erradas que vem acontecendo no nosso futebol.

A CPI também aprovou a quebra de sigilo bancário e fiscal do empresário José Margulies, acusado pelo FBI de lavagem de dinheiro, fraude e extorsão.

Da Rádio Senado
O jurista Miguel Reale Jr. e a filha do procurador aposentado, Hélio Bicudo, Maria Lucia Bicudo entregam ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef, na quinta-feira passada. Parecer ficará pronto amanhã (23) e será lido uma semana após a entrega, no dia 24.  Hélio Bicudo, 93 anos, foi um dos fundadores do PT, partido que, desiludido, abandonou. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O jurista Miguel Reale Jr. e a filha do procurador aposentado, Hélio Bicudo, Maria Lucia Bicudo entregam ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef, na quinta-feira passada. Parecer já está pronto e será lido hoje (24/9), uma semana após a entrega. Hélio Bicudo, 93 anos, foi um dos fundadores do PT, partido que, desiludido, abandonou. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Leia mais sobre
POLÍTICA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*