Cuidados de higiene na manicure podem prevenir doenças


Quinta-feira, 24 de dezembro de 2015, às 10h32


Nesta época de festas esse tipo de serviço se intensifica para deixar as mãos das mulheres – e também dos homens – com uma ótima aparência. Porém, alguma atenção é necessária quanto aos cuidados com os materiais utilizados, recomendam os médicos. Precauções tomadas, o trabalho irá proporcionar satisfação e beleza.

Segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a indústria da beleza cresce entre 10% e 15% ao ano, no Brasil. As manicures representam uma fatia significativa neste avanço contínuo e, pelo manuseio de instrumentos cortantes e pontiagudos, embelezar as unhas exige cuidado e atenção, especialmente no que tange à limpeza e esterilização dos materiais.

 

Salão de beleza: manicure limpando e embelezando a mão da mulher. Foto: divulgação

Salão de beleza: manicure limpando e embelezando a mão da mulher. Foto: divulgação

 

Retirar a cutícula em excesso pode machucar a pele que cerca a unha. Uma vez ferida, a profissional deve rapidamente limpar bem a área com água e sabonete, podendo passar antisséptico. Um médico deve ser procurado caso a região fique vermelha, quente, inflamada e dolorida por mais de três dias.

A hidratação das mãos pode ajudar a prevenir as peles excessivas, chamadas popularmente de “bifes”. Cremes que contenham em sua composição ureia e ácido lático diminuem a presença de pele mais dura, sobretudo nos cantos das unhas – aquelas que as manicures têm o hábito de tirar. Com a pele mais macia, o risco de cortes com alicate é menor.

A infectologista Anna Sara Levin, coordenadora do Comitê de Antimicrobianos da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), explica que o contato com sangue contaminado, presente nos utensílios utilizados, pode transmitir doenças, especialmente as virais. “A mais transmissível é a Hepatite B, seguida da Hepatite C e do HIV. Apesar de não ser um quadro de contaminação corriqueiro, é fundamental permanecer atento”.

Tudo bem limpinho

É primordial que o kit usado pela manicure seja descartável, com lixas e palitos desprezados após a utilização individual por cliente – tal atitude serve para evitar a contaminação por vírus, por exemplo. Além disso, alicates de cutícula e espátulas devem ser limpos e esterilizados após o uso, mantidos devidamente armazenados.

“O profissional deve limpar bem o instrumento metálico, a fim de retirar todo e qualquer resquício de sangue que possa conter nele. Somente após esse processo, o material deve ser encaminhado para esterilização, na qual será exposto a altas temperaturas”, informa Levin. Caso não confie na forma de manuseio dos materiais, levar seu próprio kit é uma alternativa. “Assim, você mesmo garante a limpeza e sabe que ninguém irá utilizá-lo”, finaliza.

Foto: divulgação / aloart+

Crianças e tecnologia: os problemas do uso exagerado. Foto: divulgação / aloart+

Leia mais sobre
SAÚDE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*