Cuidados de higiene na manicure podem prevenir doenças


Quinta-feira, 24 de dezembro de 2015, às 10h32


Nesta época de festas esse tipo de serviço se intensifica para deixar as mãos das mulheres – e também dos homens – com uma ótima aparência. Porém, alguma atenção é necessária quanto aos cuidados com os materiais utilizados, recomendam os médicos. Precauções tomadas, o trabalho irá proporcionar satisfação e beleza.

Segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a indústria da beleza cresce entre 10% e 15% ao ano, no Brasil. As manicures representam uma fatia significativa neste avanço contínuo e, pelo manuseio de instrumentos cortantes e pontiagudos, embelezar as unhas exige cuidado e atenção, especialmente no que tange à limpeza e esterilização dos materiais.

 

Salão de beleza: manicure limpando e embelezando a mão da mulher. Foto: divulgação

Salão de beleza: manicure limpando e embelezando a mão da mulher. Foto: divulgação

 

Retirar a cutícula em excesso pode machucar a pele que cerca a unha. Uma vez ferida, a profissional deve rapidamente limpar bem a área com água e sabonete, podendo passar antisséptico. Um médico deve ser procurado caso a região fique vermelha, quente, inflamada e dolorida por mais de três dias.

A hidratação das mãos pode ajudar a prevenir as peles excessivas, chamadas popularmente de “bifes”. Cremes que contenham em sua composição ureia e ácido lático diminuem a presença de pele mais dura, sobretudo nos cantos das unhas – aquelas que as manicures têm o hábito de tirar. Com a pele mais macia, o risco de cortes com alicate é menor.

A infectologista Anna Sara Levin, coordenadora do Comitê de Antimicrobianos da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), explica que o contato com sangue contaminado, presente nos utensílios utilizados, pode transmitir doenças, especialmente as virais. “A mais transmissível é a Hepatite B, seguida da Hepatite C e do HIV. Apesar de não ser um quadro de contaminação corriqueiro, é fundamental permanecer atento”.

Tudo bem limpinho

É primordial que o kit usado pela manicure seja descartável, com lixas e palitos desprezados após a utilização individual por cliente – tal atitude serve para evitar a contaminação por vírus, por exemplo. Além disso, alicates de cutícula e espátulas devem ser limpos e esterilizados após o uso, mantidos devidamente armazenados.

“O profissional deve limpar bem o instrumento metálico, a fim de retirar todo e qualquer resquício de sangue que possa conter nele. Somente após esse processo, o material deve ser encaminhado para esterilização, na qual será exposto a altas temperaturas”, informa Levin. Caso não confie na forma de manuseio dos materiais, levar seu próprio kit é uma alternativa. “Assim, você mesmo garante a limpeza e sabe que ninguém irá utilizá-lo”, finaliza.

Foto: divulgação / aloart+

Crianças e tecnologia: os problemas do uso exagerado. Foto: divulgação / aloart+

Leia mais sobre
SAÚDE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*