Decisão do STF surpreende e repercute de forma negativa


Sexta-feira, 23 de março de 2018 às 19h05


Os principais jornais do país destacam a decisão da Suprema Corte. A notícia teve repercussão no The New York Times e no El Pais.

Gerson Soares

Resolvi fazer um clipping para que os leitores pudessem ter um rápido acesso a algumas das principais matérias sobre a decisão tomada na sessão plenária desta quinta-feira (22), ocorrida no Supremo Tribunal Federal. O que se deduz é que a indignação tomou conta do país, diante do desrespeito a outros cidadãos que não têm tantos privilégios, como o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. A jurisprudência que existe desde 2016, deveria ser respeitada. É o que se conclui, diante das diversas manifestações de jornalistas dos principais veículos do país.

 

Ministra Cármen Lúcia presidindo sessão plenária do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

 

Vejamos:

O Estadão online, exibe: “Habeas Corpus a Lula abre caminho a outros condenados, dizem advogados”, na versão impressa do jornal, temos: “Supremo cede à pressão e Lula ganha fôlego contra prisão”. Pela Jovem Pan, destacamos a fala do professor Marco Antônio Villa: “O STF é uma farsa”; entrevistada por Augusto Nunes na manhã de hoje na Pan, a ministra Cármen Lúcia disse que “Lula não pode ter privilégio nem ser destratado”, e destacou que “Corrupção é erva daninha”; e ainda na JP, Carlos Andreazza arremata: “STF colocou o Brasil em suspenso”.

No Veja.com, Ricardo Noblat, diz que “A lei não vale para Lula”, enfatizando que o STF lhe dá salvo-conduto. Por sua vez, J.R. Guzzo, escreveu: “Para o Juízo Universal - O STF é o melhor lugar do mundo para delinquentes top de linha”, e começa dizendo que o órgão máximo da Justiça brasileira “já deixou, há muito tempo, de ter alguma relação com o ato de prestar justiça a alguém”. No G1, Helio Gurovitz, entitula: “Lula solto, STF na lona - Eis o resultado da comédia de erros protagonizada ontem pelos ministros do Supremo”. Na Folha de São Paulo, Reinaldo Azevedo destaca: “Sessão do STF trouxe à luz atuações tóxicas: que se dane a lei”.

O site Gazeta do Povo, colocou em dúvida a lisura da decisão e aponta diversos episódios, sob o título: “Coincidência? Seis fatos inesperados que levaram ao salvo-conduto de Lula - Foi uma sucessão de coincidências que costuraram a decisão inusitada que salvou Lula da prisão. Mas será que foi coincidência mesmo?”.

Repercussão internacional

O site do The New York Times exibia hoje o título: “Corte Superior do Brasil dá alívio provisório para Lula”. A notícia foi divulgada pela Associated Press, logo após o adiamento do julgamento do mérito do Habeas Corpus e enfatiza que o ex-presidente teve “um alívio temporário a prisão por condenação por corrupção”. O espanhol El País começa enfatizando a preocupação do ministro Marco Aurélio Mello em não perder um voo e o longo feriado de Páscoa a que terão direito suas excelências, sob o título “Supremo congela situação de Lula: ele não poderá ser preso até dia 4 de abril”.

A decisão do STF já tem pelo menos uma repercussão entre outros envolvidos por corrupção e outros crimes revelados pela Operação Lava Jato. O ex-homem forte dos governos petistas, ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci pediu ontem à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, para que seu habeas corpus seja julgado no próximo dia 4 de abril, mesma data em que foi marcado o julgamento de um pedido de liberdade preventivo do ex-presidente. Em tempo: os ministros do STF, depois da suprema decisão desta quinta-feira, terão direito a um feriadão num total de 13 dias, muito diferente da maioria dos trabalhadores brasileiros.

As diferenças de tratamento na Justiça brasileira nunca foram tão evidentes. A repercussão negativa encarcera a liberdade de muitos e liberta a ignomínia para poucos.

Ministra Cármen Lúcia presidindo sessão plenária do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Leia mais sobre
POLÍTICA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro
Assista ao programa de TV Ciência Aberta
Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo
STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo
Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo
Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo
Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula
  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro

  • Assista ao programa de TV Ciência Aberta

  • Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo

  • STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo

  • Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo

  • Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo

  • Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*