Despejo de resíduos na Grande Barreira de Corais pode estar perto do fim


Sexta-feira, 3 de julho de 2015, às 08h22


O Comitê do Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) decidiu colocar pressão no governo australiano para que o país cumpra sua promessa de restaurar a saúde da Grande Barreira de Corais.

WWF Brasil

A decisão traz a exigência de que o país faça uma proteção efetiva e firme do recife em relação a ameaças - o que inclui industrialização imprudente e poluição. O primeiro relatório com os progressos da iniciativa está previsto para daqui a 18 meses.

 

Coral vermelho, visto na Grande Barreira de Corais, Austrália. Foto: © Natl. Archives Australia / WWF

Coral vermelho, visto na Grande Barreira de Corais, Austrália. Foto: © Natl. Archives Australia / WWF

 

O comitê da UNESCO cumprimentou a Austrália pelo “compromisso de estabelecer uma proibição definitiva ao despejo de material proveniente de todos os projetos de dragagem” e por restringir novas grandes expansões portuárias nas águas próximas à Barreira. A partir dessa decisão, o WWF espera que uma proibição completa sobre o despejo de resíduos nas águas da Grande Barreira, que faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade, entre em vigor dentro de alguns meses.

“A Austrália prometeu priorizar a saúde do recife em relação às atividades prejudiciais como o despejo de material dragado. A UNESCO estará atenta para garantir que as condições dos recifes melhorem nos próximos anos, da mesma forma como estarão os 550 mil apoiadores da campanha do WWF e os milhões de pessoas no mundo que estão profundamente preocupados e querem um fim à destruição industrial da Grande Barreira de Corais”, disse Marco Lambertini, diretor-geral do WWF Internacional. No domingo, o WWF entregará assinaturas dessas milhares de pessoas, de 177 países, ao comitê da UNESCO pedindo que o órgão defenda firmemente o nosso patrimônio natural mundial.

Na sua decisão final, o comitê expressou uma preocupação contínua de que os habitats e as populações de vida selvagem estão diminuindo e de que a perspectiva do recife não é boa. A comissão destacou que as principais ameaças a longo prazo, tais como a poluição da água e as alterações climáticas, continuam existindo e exigem uma ação contrária.

Programa Marinho do WWF-Brasil

Preocupado com a situação dos mares brasileiros, o WWF-Brasil lançou em junho deste ano o Programa Marinho. O trabalho será desenvolvido em três áreas principais: pesca, turismo e poluição, a partir das seguintes estratégias: gestão da qualidade de destinos costeiros; engajamento da sociedade; valorização da pesca sustentável; e fomento a políticas públicas.

Uma das ações, já em andamento com designers brasileiros e holandeses, é o desenvolvimento de um projeto piloto com produtos feitos a partir da coleta de plásticos flutuantes na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, local que sediará algumas provas esportivas dos Jogos Olímpicos 2016.

vespa imagem do dia wikicommons

Vespa papel monta guarda no ninho. Foto: Wikimedia

Leia mais sobre
NATUREZA | ECOLOGIA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*