Dia da ONU iluminará de azul os principais monumentos do mundo


Sexta-feira, 16 de outubro de 2015, às 08h15


#UNBlue | Mais de 160 marcos históricos em todo o mundo serão iluminados de azul para homenagear o 70º aniversário da Organização, sábado 24 de outubro. No Brasil, participam diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília. A informação foi divulgada ontem pela ONU que organiza esse evento global.

ONU Brasil

Nos dias 23 e 24 de outubro, mais de 160 monumentos, edifícios, museus, pontes e outros marcos emblemáticos em cerca de 50 países por todo o mundo serão iluminados de azul – a cor oficial das Nações Unidas –, como parte de uma campanha global para comemorar o Dia da ONU e o 70º aniversário da Organização.

Marcos globais famosos – indo da Casa da Ópera de Sydney (Austrália) até as Pirâmides de Gizé, no Egito; da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, até o Empire State Building, em Nova York – serão iluminados com a cor da ONU. Outros locais participantes incluem o Museu Hermitage (Rússia), a histórica cidade de Petra (Jordânia), a Torre de Pisa (Itália), o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Westminster (Reino Unido), a Torre de Tóquio (Japão) e o Palácio de Alhambra (Espanha), entre muitos outros.

 

 Iluminação do Cristo Redentor. Foto: Alan Lima Brandão / Wikipedia

Iluminação do Cristo Redentor. Foto: Alan Lima Brandão / Wikipedia

 

No Brasil, 12 lugares em quatro cidades estão confirmados até o momento: o Cristo Redentor e o Maracanã (Rio de Janeiro); o Palácio Itamaraty e a Catedral de Brasília (Distrito Federal); o Elevador Lacerda, o Farol da Barra e o Estádio da Fonte Nova (Salvador de Bahia); e o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade, a Ponte das Bandeiras, a Estátua do Borba Gato e o Monumento às Bandeiras (na cidade de São Paulo). O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, participa da ação. Outros parceiros são a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Estado do Rio de Janeiro e outras administrações locais.

O Cristo Redentor será iluminado no sábado, dia 24, entre 18h e 19h. A iluminação dos demais locais será realizada no dia 23 e/ou 24 de outubro. Informações detalhadas sobre datas e horários também poderão ser acompanhadas posteriormente (veja mais abaixo).

“Sou grato pelos nossos Estados-membros estarem mostrando tão forte entusiasmo para marcar os 70 anos de apoio da ONU à paz, ao desenvolvimento e aos direitos humanos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Ao transformar o mundo em azul da ONU por um dia, podemos iluminar o caminho para um futuro melhor.”

A celebração global terá início na Nova Zelândia e, em seguida, na Austrália, com a iluminação da Casa da Ópera de Sydney, ao anoitecer. De lá, uma onda com o azul da ONU vai passar em todos os países e continentes, com monumentos em todo o mundo participando do evento internacional.

A sede das Nações Unidas em Nova York ficará acesa com o azul da Organização por duas noites, a partir de 23 de outubro, quando o concerto anual do Dia da ONU será realizado, e se estenderá até o dia 24 de outubro.

Este evento global será coberto extensivamente nas redes sociais a partir da hashtag #UNBlue, além da hashtag de comemoração dos 70 anos da ONU – #UN70 e #ONU70 – e será compartilhado com milhões de seguidores da ONU no Facebook, Instagram, Twitter, Flickr e outras redes.


Nos próximos dias, outros locais – inclusive no Brasil – devem ser confirmados. A lista completa e as fotos dos locais confirmados (até o dia 13 de outubro, em atualização permanente) está disponível. Veja todos acessando o botão abaixo.

Embaixador da Boa Vontade do UNICEF, Orlando Bloom conheceu refugiados durante vista a um centro de recepção próximo a Gevgelija, na Macedônia. Foto: UNICEF / Tomislav Georgiev

Embaixador da Boa Vontade do UNICEF, Orlando Bloom conheceu refugiados durante vista a um centro de recepção próximo a Gevgelija, na Macedônia. Foto: UNICEF / Tomislav Georgiev

Leia mais sobre
INTERNACIONAL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*