Domingo, 13 de maio de 2018 às 13h58


Desde a véspera, o comércio de São Paulo já se preparava para a data que no Brasil acontece no segundo domingo do mês de maio.

Cada qual à sua maneira, comerciantes de todo o país se prepararam para receber a clientela, as encomendas e o aumento do movimento. A hora do almoço do Dia das Mães, comemorado neste domingo 13 de maio, ainda reserva agradáveis surpresas aos restaurantes que normalmente ficam lotados em São Paulo.

 

Rua Santa Rosa: Café da manhã em homenagem ao Dia das Mães, na zona Cerealista de São Paulo. Foto: aloimage

 

Os preparativos são feitos com antecedência. Afinal, a data é a segunda mais importante para as vendas e pedidos, só perdendo para o Natal. Na manhã de ontem (12), sábado, por volta das 06h15, enquanto as portas da maioria das lojas ainda estavam fechadas na zona cerealista da cidade, o Laticínios Camanducaia – que recebe uma variada clientela aos sábados abrindo a loja à partir das 06h30 – em parceria com a Andorra Produtos Naturais, começavam os preparativos para um gostoso café da manhã que seria servido na porta do estabelecimento.

 

Rua Santa Rosa em frente ao Laticínios Camanducaia, na zona Cerealista de São Paulo. Foto: aloimage

 

A ideia atraiu a atenção das pessoas que passavam pela Rua Santa Rosa. Às 7h, o inusitado manjar estava servido em uma mesa, ali mesmo na calçada. Bolos, geleias, queijos, frios, pães e outras delícias estavam postas para os primeiros clientes do dia. Mas, um fato interessante, é que nenhum dos coordenadores impedia que qualquer pessoa parasse por um instante e se servisse. Café, leite, chá e suco também estiveram no cardápio e podiam ser adoçados com uma variedade de açúcares – mascavo, demerara, cristal, duas variedades diets.

 

7h: Inusitado café da manhã, servido na calçada. Foto: aloimage

 

O dia das mães é comemorado no Brasil e outros países da América Latina, sempre no segundo domingo de maio, mas há quem comemore em outras datas, como os argentinos que escolheram o mês de outubro. Tudo começou com Anna Jarvis que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido.

 

Clientes da Andorra e Camanducaia, posam para a foto na Rua Santa Rosa: "É só começar", disse um deles referindo-se à vontade de provar as guloseimas servidas sob o toldo amarelo. Foto: aloimage

 

Conseguiu!

"Cachorrinhos": Imagens: Widiwidi e Tom Fawls (seta). Arte: aloart

Leia mais sobre
COMPORTAMENTO

 

Leia as últimas publicações