Distração aumenta risco de crise de dor nas costas


Sábado, 14 de março de 2015, às 17h52


Segundo especialista do Spine Center, estudo australiano permite maior foco na prevenção de dores na coluna.

Estudo realizado na Universidade de Sydnei, na Austrália, apontou os principais fatores de risco que podem levar a uma crise aguda de dor nas costas*.

Fisiatra Daniel PÇimentel. Foto: Divulgação

Fisiatra Daniel PÇimentel. Foto: Divulgação

Durante a pesquisa, foram entrevistadas 999 pessoas com dores na região lombar, para avaliar os fatores que colaboram e aumentam o risco de um episódio de dor. Segundo o levantamento, a distração aumenta o risco de uma crise de dor nas costas em 25 vezes. “Este é um dado que chama a atenção”, diz o fisiatra e diretor do Spine Center HCor, Daniel Pimentel. “Sempre que estiver realizando qualquer tarefa que envolva trabalho físico, a pessoa tem que estar concentrada no seu corpo e no movimento que ela está executando. Do contrário, o risco de lesões nas costas aumenta muito” alerta.

Além da distração, os resultados apontaram um aumento de risco das dores lombares em outros fatores como: tarefas manuais que envolvam erguer peso (5 vezes); postura inadequada (8 vezes); erguer objetos longe do corpo (6,2 vezes); levantar animais ou pessoas (5,8 vezes) ou carregar pesos desajeitados e instáveis (5,1 vezes). Realizar atividades físicas que envolvam peso, quando a pessoa estiver se sentindo fatigada ou cansada, aumenta o risco em 3,7 vezes de ter uma dor nas costas.

Segundo o fisiatra, os resultados obtidos pelos pesquisadores australianos permitem que os especialistas foquem o tratamento das dores nas costas na prevenção.


*Estudo: What Triggers an Episode of Acute Low Back Pain? A Case – Crossover Study (O que desencadeia um episódio de lombalgia aguda? Um estudo cruzado de casos).

Dicas para evitar dores na coluna:

Mantenha-se ativo e bem condicionado, a musculatura bem fortalecida protege as estruturas do seu corpo, incluindo as da coluna.

O sobrepeso ou a obesidade colocam uma grande sobrecarga na sua coluna.

Evite ficar muito tempo parado na mesma posição, sobretudo se estiver realizando tarefas manuais.

Evite realizar movimentação repetitiva, principalmente se você não estiver com o corpo bem posicionado.

Evite fazer tarefas que envolvam peso se estiver muito cansado. Relaxar e dormir bem também são muito importantes no cuidado com a coluna.

Não fume, tabagismo está diretamente relacionado ao aumento de dores nas costas.

Ouça o seu corpo, não o force além do seu limite.

Esteja sempre concentrado no seu movimento. Quando você está focado, o cérebro prepara o corpo para realizar a tarefa, diminuindo o risco de lesões.

Dor na coluna pode estar relacionada com distração nos movimentos mais simples. Foto: Divulgação

Dor na coluna pode estar relacionada com distração nos movimentos mais simples. Foto: Divulgação

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*