Eduardo Cunha rompe com governo e passa para oposição


Segunda-feira, 20 de julho de 2015, às 12h27


A atitude está sendo anunciada a tempo e tomou forma e números na última sexta-feira.

Gerson Soares

Depois de anunciar o rompimento com o governo da presidente Dilma Roussef na tarde da última sexta-feira (17), o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deu asas aos demais partidos de oposição.

O caminho pode ser tortuoso, mas através de inúmeros fatos que comprometem a participação de expoentes do partido da presidente (PT), nos esquemas de corrupção investigados no país, como a operação Lava Jato da Polícia Federal e a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobrás, tudo leva a crer que Cunha será uma pedra no sapato do governo daqui em diante.

 

Presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante coletiva fala sobre denúncias na operação Lava Jato e declara-se opositor ao governo Dilma Roussef. Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados

Presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante coletiva fala sobre denúncias na operação Lava Jato e se declara opositor ao governo Dilma Roussef. Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados

 

Em seu novo papel de oposicionista assumido – já que vinha conduzindo suas ações de modo a antever seu novo posicionamento –, o presidente da Câmara, autorizou na mesma tarde a instalação de mais duas CPIs que arrepiam o governo. As comissões irão investigar os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os fundos de pensão de bancos públicos e estatais.

Apesar de ter dito em entrevista coletiva que esse rompimento não alteraria a sua posição institucional na condução dos trabalhos da Casa, o presidente têm em suas mãos vários 11 pedidos de impeachment e o julgamento das contas da presidente Dilma em 2014.

“Continuarei com o mesmo posicionamento de independência”, afirmou, em entrevista coletiva à imprensa no fim da manhã, no Salão Verde. Segundo o presidente, as matérias de interesse do Executivo “serão pautadas normalmente, para garantir a governabilidade”. De acordo com informações da agência de notícias da Câmara, porém, como deputado da oposição, ele pregará que o seu partido, o PMDB, se retire do governo, no congresso partidário em setembro.

Em nota à imprensa, a assessoria do PMDB confirmou que a manifestação de Cunha é uma posição pessoal, e que toda e qualquer decisão partidária só poderá ser tomada após consulta às instâncias decisórias do partido. No entanto, fica claro que o PMDB se afasta gradativamente do PT, pelo menos é o que demonstram as declarações mais veladas dos seus líderes.

De acordo com Eduardo Cunha, o seu rompimento é motivado pela convicção de que há uma “orquestração do Ministério Público, com participação do governo”, para incriminá-lo no esquema de corrupção na Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal: “O governo quer me arrastar para a lama da corrupção da Petrobras. Eu não vou aceitar estar junto dessa lama.” Cunha também acusou o governo de fazer uma “devassa fiscal” contra ele na Receita Federal.

Para o presidente, há uma atuação seletiva do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na condução do processo. “O procurador está a serviço do governo, que é responsável pela recondução dele”, disse sobre a nomeação para um novo mandato do atual procurador, que deve ser feita pela presidente Dilma. “Existe um bando de aloprados no Palácio do Planalto que precisam ser investigados”, acrescentou, sem citar nomes. “Prefiro que o procurador faça logo a denúncia ao Supremo Tribunal Federal para que eu passe para a esfera do Judiciário, que tem isenção para julgar”, disse, negando as acusações feitas durante depoimento à Justiça Federal do Paraná pelo ex-consultor da Toyo, Setal Júlio Camargo, de que teria pedido propina de 5 milhões de dólares para negociar contratos com navios-sonda da Petrobrás.

Sobre as declarações de Eduardo Cunha, a Presidência da República emitiu uma nota onde afirma que o governo tem atuado com “total isenção” em relação às investigações realizadas pelas autoridades competentes, “só intervindo quando há indícios de abuso ou desvio de poder praticados por agentes que atuam no campo das suas atribuições”.

Com informações da Agência Câmara, Veja.com e Estadão
O deputado federal Major Olímpio e a presidente da UNE, Carina Vitral, durante o tumulto na CE da Câmara, que discutia a PEC 171/93, que trata da maioridade penal. Foto: Lula Marques

O deputado federal Major Olímpio e a presidente da UNE, Carina Vitral, durante o tumulto na CE da Câmara, que discutia a PEC 171/93, que trata da maioridade penal. Foto: Lula Marques

Leia mais sobre
POLÍTICA

 

Terra: adolescente não tem o cérebro de um adulto. Isso explica porque 50% dos adolescentes que fumam maconha ficam viciados para o resto da vida. Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados

Terra: adolescente não tem o cérebro de um adulto. Isso explica porque 50% dos adolescentes que fumam maconha ficam viciados para o resto da vida. Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados

Leia mais sobre
ALÔ BRASIL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*